Unimed

Eu Ajudo na Lata

Voltar para Artigos

Campanha mobiliza cidade e beneficia instituições

Eu Ajudo na Lata

A agente comunitária de saúde Ivani Reis Mateus mobilizou a cidade de Porecatu para conseguir as oito cadeiras de rodas doadas pela campanha “Eu Ajudo na Lata”, da Unimed Londrina. Ela trabalha no Posto de Saúde Maria Cristina Tavian, na Vila Congo, e quando, em 2017, ficou sabendo da iniciativa por meio de um cunhado, arregaçou as mangas e saiu em busca de lacres e de votos para a enquete da campanha, em que o posto de saúde ficou em primeiro lugar.

Ela visitou todas as escolas públicas, particulares e creches do município para envolver as crianças e adolescentes, além dos professores e funcionários. “As crianças foram as que mais abraçaram a causa e levaram a ideia para suas casas. Comecei a receber lacres de todos os lugares da cidade”, comenta.

O resultado foi a arrecadação de 250 garrafas PETs de dois litros cheias de lacres de latas de alumínio, que foram doados para a campanha. As instituições beneficiadas pela iniciativa participam de uma enquete no site da Unimed Londrina. O número de votos é proporcional ao número de cadeiras que serão doadas para cada entidade.

O posto de saúde onde Ivani trabalha recebeu muitos votos e ficou em primeiro lugar na enquete. O prêmio: oito cadeiras de rodas da campanha. As cadeiras doadas foram emprestadas para os usuários. “Fizemos uma triagem nos quatro postos de saúde da cidade e repassamos as cadeiras para quem precisava com mais urgência. Não achei justo deixar os equipamentos apenas para as pessoas da área de abrangência do posto de saúde onde trabalho. Recebemos a ajuda da população da cidade inteira, então todos têm que ser beneficiados”, defende.

A Unimed Londrina inicia dia 15 de janeiro a sexta edição da campanha “Eu Ajudo na Lata”, que prossegue até 15 de agosto de 2018. Para participar basta juntar lacres de latas de alumínio e entregar em qualquer posto de atendimento da Unimed Londrina.

Nesta edição, a campanha terá um incentivo a mais para as pessoas contribuírem. Segundo a gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, a cada cinco cadeiras de rodas adquiridas com os lacres doados pela comunidade, a Unimed Londrina irá doar uma unidade a mais. “O objetivo é estimular as doações de lacres para conseguirmos mais cadeiras de rodas. Esta também é uma forma de contribuir ainda mais com a comunidade”, comenta.

Outra novidade desta edição é um vídeo produzido pela Unimed Londrina que explica de maneira didática e divertida como funciona a campanha. Veja o vídeo no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=a5IqFYrvzhw