Unimed

Prevenção

Voltar para Artigos

Por que adultos precisam tomar vacina?

Prevenção

O uso de vacinas como forma de prevenir doenças ainda é muito associado à infância, mas os adultos também precisam se vacinar. O enfermeiro da Clínica de Vacinas da Unimed Londrina, Evandro Lima, observa que muitos adultos acreditam que, por não estarem doentes, não precisam se imunizar. “Mas é justamente para isso que a vacina serve: evitar a doença. Vacina não cura nenhuma doença. A maioria dos adultos se preocupa apenas com a vacinação das crianças e se esquece, ou muitas vezes não sabe, que pode se imunizar”, explica.

Lima observa que, além da proteção que as vacinas proporcionam à saúde do adulto, imunizar-se é uma forma de economizar dinheiro. O enfermeiro afirma que o custo do tratamento da doença que poderia ser evitada é muito maior do que o investimento em vacinas. “O exemplo clássico é o da vacina contra a herpes-zóster. O tratamento da doença, que atinge uma a cada três pessoas com mais de 50 anos e provoca dores muito fortes, é no mínimo três vezes maior que o valor da vacina, que custa R$ 460,00 a dose”, comenta.

O enfermeiro lembra ainda o caso do tétano, doença que pode atingir qualquer pessoa que não esteja imunizada. Ele afirma que muitos adultos estão desprotegidos, pois a vacina antitetânica não foi renovada. “Para se evitar o tétano é preciso que a vacinação esteja em dia, e o reforço deve ser feito a cada 10 anos”, alerta.

Outra doença grave, que segundo o enfermeiro é uma das maiores causas de morte entre adultos, é a pneumonia. Existem duas vacinas que garantem proteção contra esse mal. De acordo com Lima, uma delas é a Pneumocócica 13, que pode ser aplicada a partir dos dois meses de idade. A outra é específica para adultos: a Pneumocócica 23, indicada para pessoas a partir dos 50 anos. “Estudos científicos indicam que o uso dessas vacinas reduz em 40% a internação de pessoas idosas”, comenta.

Os adultos também podem evitar o surgimento da meningite por meio da vacinação. “É uma doença gravíssima”, afirma o enfermeiro. Ele observa que a Clínica de Vacinas da Unimed Londrina tem disponível para adultos a vacina Meningocócica ACWY, que garante imunização contra quatro tipos da doença com apenas uma dose.

Mais disseminada por conta das campanhas anuais, a vacina contra a gripe é outra que pode garantir mais qualidade de vida para adultos. “A gripe muitas vezes é subestimada, mas a doença pode evoluir e levar a óbito. O vírus da gripe H1N1 é uma cepa muito grave e pode avançar rapidamente para uma pneumonia”, alerta. Segundo ele, existem as vacinas trivalente e tetravalente, e as duas trazem proteção contra o H1N1.