Unimed

Outubro Rosa

Voltar para Artigos

Uma história de amor e luta contra o câncer de mama

Outubro Rosa

A prevenção ainda é o melhor remédio. Quando se trata de câncer de mama, o assunto é ainda mais sério. Por isso, este mês é dedicado à prevenção e ao combate e ficou conhecido, desde a década de 1990, como Outubro Rosa. A professora aposentada Vanderlena Fernandes Pinheiro Fernandes, 57 anos, é prova de que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama podem salvar vidas.

Vanderlena conta que sempre fazia o autoexame em casa e consultava o seu médico periodicamente. Quando completou 49 anos, ela passou por dois exames de rotina, quando o médico detectou um câncer de mama. “A primeira reação que tive foi pensar: ‘entrei na fila para morrer’. Na época meu filho era adolescente, pedi muito a Deus que me curasse e em momento nenhum fiquei revoltada com a doença. Mas fiquei preocupada, pois estava prestes a me aposentar e planejava uma vida nova”, recorda.

O tratamento envolveu inúmeros exames, cirurgias, mastectomia e quimioterapia. “É um tratamento muito sofrido, mas era a única esperança de cura, então a gente suporta e procura manter o bom humor sempre”, afirma. Vanderlena considera o apoio recebido da família como um dos pontos mais importantes para o sucesso de seu tratamento. “Meu marido esteve o tempo todo ao meu lado, assim como minhas irmãs e parentes que vinham me visitar”, diz.

Hoje a vida da professora é normal, ela já está de alta há dois anos, mas ainda assim não se descuida do acompanhamento periódico com o mastologista e com o oncologista. Para manter a qualidade de vida ela está sempre com a agenda cheia, participa do Grupo de Dança da Unimed Saúde, faz atividades manuais como crochê, tricô, artesanato e trabalhos voluntários. E deixa uma recomendação a todas as mulheres: “Temos que encorajar todas as mulheres a se cuidarem sempre, fazer o autoexame, visitar o médico regularmente. Não devem se descuidar nunca, pois, caso seja descoberto no início, o câncer de mama tem grandes chances de ser curado”, diz.

Neste mês, a Unimed Londrina estará realizando diversas ações para chamar a atenção para o combate ao câncer de mama. No dia 20 será realizada, em parceria com a RPC TV, a Blitz da Saúde no aterro do Lago Igapó. A equipe da Unimed Saúde estará no local a partir das 17 horas fazendo exames de saúde e distribuindo folders sobre a doença.