Unimed

Unimed Virtual

Voltar para Artigos

Ferramenta on-line permite saber tempo de espera no PA

Unimed Virtual

Os clientes da Unimed Londrina agora contam com uma ferramenta on-line que permite saber o tempo médio de espera no Pronto Atendimento (PA). Ao acessar o site ou o App da Unimed, o usuário visualiza a ferramenta, que traz o tempo médio para o atendimento pediátrico e adulto. Segundo a gestora do PA, Eliane Sedemaca, o mecanismo, disponibilizado desde meados de setembro, “é um norte para o cliente saber o tempo médio que levará para ser atendido pelo serviço”.

Ela observa, no entanto, que a ferramenta é dinâmica e o tempo indicado no momento em que o cliente consultou já pode ter sido alterado para mais ou para menos quando chega ao PA. “Isso vai depender muito do número de pessoas que vão procurar o serviço no intervalo entre o momento em que o cliente checou a ferramenta e o tempo de deslocamento até o PA”, comenta.

Ela destaca que, como o PA é um serviço de “porta aberta”, ou seja, o atendimento não é com hora marcada, o fluxo de pacientes se altera constantemente. “A ferramenta é atualizada a todo momento. Cada vez que um novo paciente faz uma ficha na recepção ou tem alta, o tempo de espera é alterado automaticamente”, explica.

A nova ferramenta, segundo Eliane, também não altera o fluxo do PA, controlado pelo Protocolo de Manchester, que utiliza a classificação de risco para ordenar os atendimentos no serviço. “Por isso, se algum paciente chega com um caso mais grave, será atendido na frente daquele que apresenta um caso com menor grau de risco, mesmo que este tenha chegado antes”, esclarece.