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Estação mais quente do ano exige cuidados

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Com a chegada do verão e das férias, muita gente quer aproveitar ao máximo o tempo em atividades ao ar livre. Mas há uma série de fatores que podem prejudicar a saúde e atrapalhar o período mais esperado do ano. Os cuidados vão desde uma alimentação adequada, proteção contra os raios solares até maneiras mais seguras de praticar atividades físicas.

A nutricionista da Clínica Multiprofissional da Unimed Londrina, Gabriela Carloto Pickina, afirma que o ideal é incluir no cardápio frutas, legumes e verduras, que são fontes de fibras, vitaminas e minerais. “Neste período do ano, as refeições devem ser mais leves, refrescantes e sem excessos”, aconselha.

Ao consumir carnes, a dica da Gabriela é que se opte sempre pelas magras, preparadas na forma de assados, cozidos ou grelhados. As sobremesas devem ser preferencialmente à base de frutas. “Escolha os picolés de frutas ao invés dos sorvetes de massa ou à base de leite”, comenta. A nutricionista alerta ainda para o consumo de alimentos fora de casa. “Muita cautela ao comprar alimentos de vendedores ambulantes. É importante verificar a embalagem, a data de validade e a manipulação. O ideal é evitar sanduíches, camarões, salgados e alimentos expostos em geral”, destaca.

CUIDADOS COM O SOL

No que diz respeito ao sol, os cuidados também devem ser redobrados. A médica dermatologista Patricia Makino lembra que os raios solares são os principais responsáveis pelo envelhecimento e pelo surgimento de manchas e do câncer de pele. Ela destaca a importância de respeitar os horários para a exposição solar: antes das 10 horas e após as 16 horas. “Não se engane com o mormaço em dias nublados, pois ele também queima”, afirma.

A dermatologista recomenda o uso de filtro solar, com fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais, e também com proteção contra a radiação ultravioleta. “O filtro deve ser aplicado 20 ou 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas ou sempre que sair da água (piscina ou mar)”, ensina.

Segundo ela, a maioria dosestudos recomenda o uso de protetor solar em crianças a partir dos seis meses. “Antes disso, deve-se evitar a exposição direta”, comenta. A dermatologista lembra ainda que existem no mercado roupas com proteção solar UV para crianças e bebês. A médica ressalta a importância do uso de bonés e chapéus de abas largas. “São acessórios que ajudam a proteger, 70% dos cânceres de pele ocorrem na face”, observa. A médica alerta que o uso de hidratantes é indispensável. “As pessoas também devem tomar muita água e ingerir alimentos com alta concentração do líquido, para ajudar a hidratar a pele”, comenta.

ATIVIDADES FÍSICAS

A prática de atividades físicas também exige cuidado, principalmente se a pessoa não está habituada. A recomendação do educador físico da Unimed Londrina, Marcelo Missi, é de que, ao iniciar uma atividade física, seja ela qual for, a pessoa faça uma avaliação médica. “Só assim se poderá identificar algum tipo de problema de ordem clínica. Por isso, procurar um cardiologista é de grande importância”, diz Missi, chamando a atenção também para a importância de ter a orientação de um profissional de Educação Física.

Quanto à modalidade a ser adotada, Missi diz que ela deve estar relacionada à preferência pessoal. O educador físico ressalta que exercícios são essenciais para qualquer pessoa. “Use e abuse da criatividade na hora de escolher atividades para as crianças e leve em consideração o interesse delas”, observa. No entanto, alguns cuidados são essenciais, como a hidratação antes, durante e depois da atividade e a alimentação mais leve.

A escolha da roupa adequada é outra recomendação de Missi. “É interessante usar peças de cores claras, confortáveis e de tamanho apropriado, para não atrapalhar os movimentos durante a prática”, observa. Ele lembra ainda da escolha correta do calçado. “É importante que seja adequado ao esporte a ser praticado, que tenha bom sistema de amortecimento de impacto, boa ventilação e que fique bem ajustado ao pé”, diz.