Unimed

Dicas de Segurança

Voltar para Artigos

Cuidados com a casa e revisão do carro podem garantir viagem tranquila

Dicas de Segurança

Antes de pegar a estrada para aquela viagem que você vem planejando há tempos, é bom não se esquecer de alguns cuidados básicos com o carro, que vão garantir uma ida e uma volta tranquilas; e com a casa, para que tudo fique bem na sua ausência.

CARRO

Não deixe a revisão para a última hora, pois caso haja necessidade de substituir alguma peça, talvez não haja disponibilidade de um dia para o outro. Faça um checklist dos itens que devem ser verificados antes da partida:

- PNEUS:Caso perceba a presença de bolhas, substitua a unidade, pois pode haver dano estrutural da carcaça, colocando em risco a viagem. Verifique como está o desgaste dos pneus, o sulcos devem ter no mínimo 1,6 mm (o pneu novo tem, em média, 8 mm): eles são vitais para drenagem, evitando problemas como aquaplanagem no caso de chuva. Não se esqueça de checar as condições do estepe!

- ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO: Os problemas da falta de alinhamento e balanceamento muitas vezes surgem quando o carro está em alta velocidade, como vibrações no volante, direção desalinhada. Por isso, vale a pena alinhar e balancear antes de viajar.

- BARULHOS NA SUSPENSÃO: Com as ruas da cidade esburacadas, muitas vezes o desgaste da suspensão acontece antes do prazo previsto na última revisão. Então, rangidos, batidas secas ou ruídos devem ser averiguados por profissional de confiança.

- FLUIDOS E FILTROS: O motor é submetido a um esforço maior quando está na rodovia. Por isso, é importante checar o nível e a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros. Não deixe de se certificar que não há vazamentos do líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e também o nível do combustível do reservatório de partida a frio. Caso o prazo de troca de filtros esteja próximo, pode ser prudente adiantar a troca.

- SISTEMA ELÉTRICO: Cheque o funcionamento de faróis, lanternas e piscas. A substituição de uma lâmpada queimada é rápida e pode prevenir acidentes e multas.

- SISTEMA DE LIMPEZA DE VIDROS: Teste o funcionamento de limpadores e desembaçadores, cheque o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas do limpador de para-brisa.

- PEÇAS IMPORTANTES: Caso você não tenha seguido o calendário de revisões especificado pelo fabricante do seu carro, vale a pena checar o estado das seguintes peças, que na cidade podem estar aparentemente funcionando bem, mas com maior esforço na estrada podem apresentar problemas: sistema de injeção e ignição, molas, amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor e seus rolamentos.

CASA

- TIRE TUDO DA TOMADA: Chuvas e problemas com a rede elétrica da sua região podem queimar seus aparelhos elétricos ou até provocar um incêndio. Por isso, antes de viajar, retire seus aparelhos elétricos da tomada.

- LIMPE A GELADEIRA: Mesmo que você vá viajar poucos dias, jogue fora tudo o que possa apodrecer antes de sair. Ou congele alguns dias antes.

- ELIMINE O LIXO: Não deixe lixo acumulado. Não vai ser bacana voltar para casa com aquele cheirinho de lixo podre.

- FECHE O REGISTRO DA ÁGUA: Adotando esse procedimento, você pode evitar ter surpresas desagradáveis provocadas por vazamentos que nem sabia que existiam.

- SUSPENDA A ENTREGA DE JORNAIS E REVISTAS: Programe com antecedência a suspensão da entrega de jornais e revistas. O acúmulo desses itens indica que a casa está vazia, facilitando a ação de ladrões.

- APAGUE AS LUZES, DESLIGUE A CAMPAINHA E O TELEFONE: Lâmpadas acesas durante o dia podem indicar ausência do morador. Desligar a campainha e o telefone também pode dificultar a ação de ladrões que utilizam esses sons para saber se a casa está vazia.

(FONTES DE CONSULTA: Guia Quatro Rodas e Bidu Corretora de Seguros On-line.)