Unimed

Qualidade

Voltar para Artigos

Agência reguladora reconhece excelência da Unimed Londrina

Qualidade

Cooperativa recebeu certificação que mostra qualidade do atendimento ao cliente

A Unimed Londrina recebeu a certificação no nível máximo da RN 277, resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Das mais de 700 operadoras de saúde do País, somente 40 conquistaram esse reconhecimento. Os representantes da entidade certificadora visitaram a Unimed nos dias 19 e 20 de fevereiro e a certificação foi confirmada em 13 de março.

Gestão, atendimento e satisfação dos clientes foram as três dimensões avaliadas. “O reconhecimento pela RN 277 mostra que procuramos agilizar as operações, reduzir burocracia e analisar os pedidos dos clientes com agilidade”, afirma o presidente da Cooperativa, Omar Taha.

A qualidade da rede prestadora e sua agilidade para atender os prazos exigidos pela agência também são aspectos checados, assim como os canais de comunicação com os clientes. “A ANS também observa se a ouvidoria está estruturada para compreender as necessidades dos beneficiários”, diz o gerente de Planejamento e Desenvolvimento, André Galletti.

O processo de certificação ainda visa detectar se a operadora dispõe de programas que promovem a saúde e a qualidade de vida dos clientes. “A segurança dos dados dos pacientes é outro fator importante. A RN preconiza que a operadora garanta o sigilo em todos os canais de relacionamento”, conta.

Outros aspectos avaliados são treinamentos periódicos de colaboradores e o atendimento às determinações de órgãos reguladores como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Corpo de Bombeiros e, principalmente, as da própria ANS. “Também buscam saber se realizamos projetos sociais e ambientais com a comunidade”, afirma o gerente.

O presidente ressalta que as práticas de excelência organizacional que a Unimed vem adotando nos últimos anos vão ao encontro dos quesitos avaliados. “A Cooperativa trilha esse caminho há muito tempo. E a certificação reforça nosso compromisso de continuar melhorando cada vez mais o atendimento dos nossos clientes.”

Clique aqui e assista ao vídeo produzido sobre o tema