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Índice de satisfação com a Unimed Londrina atinge 92% entre clientes

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Resultado cresceu 4% em relação à pesquisa anterior e superou a meta de alcançar 90% estabelecida para 2020

Uma pesquisa realizada entre abril e junho deste ano revelou que o índice de satisfação dos beneficiários da Unimed Londrina é de 92%. Segundo a gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Londrina, Dayane Santana, a pesquisa superou as expectativas, tanto no que diz respeito aos objetivos de sua realização como nos resultados obtidos. “Conseguimos identificar e hierarquizar os pontos críticos na experiência do cliente com nossos serviços, bem como já batemos a meta de atingir o índice de satisfação de 90%, estabelecida para 2020 no Plano Estratégico da Cooperativa. Nosso desafio agora será manter esse número até lá”, comenta.

Este resultado é 4% superior em relação à pesquisa anterior, realizada no ano passado. Dayane observa que esse crescimento é reflexo de todas as ações e melhorias que foram feitas nos últimos anos. “O objetivo da Unimed Londrina é atender cada vez melhor nossos clientes e ser reconhecida como o melhor plano de saúde, que cuida integralmente de seus beneficiários”, salienta.

Entre os serviços e produtos mais utilizados pelos clientes está o Pronto Atendimento (PA), com um bom índice de satisfação. Pesquisa tática realizada com clientes, entre janeiro e maio deste ano, após o atendimento ou contatos de clientes com os serviços, apontou os seguintes índices de satisfação: 84,4% para o PA; 93,4% para a Clínica Multiprofissional; e 98,7% para o DOM (Serviço de Atendimento Domiciliar).

No que diz respeito ao atendimento nos consultórios, registrou-se um bom grau de satisfação, mas a pesquisa revelou que o “tempo de espera no consultório” e “facilidade para agendamento de consulta” podem ser melhorados. A pesquisa apontou ainda que apenas 26% dos beneficiários tiveram dificuldades de agendamento de consulta em algumas especialidades.

Os dados apontam que a avaliação de laboratórios de análises clínicas e de imagem é positiva. Quanto aos hospitais da rede prestadora, os itens mais questionados foram a rapidez na recepção e triagem, qualidade das instalações e conforto para acompanhante. “Nota-se que são atributos de hotelaria e rapidez em processos, e não com o atendimento do médico cooperado”, comenta.

Entre os pontos fortes da Unimed Londrina apontados pelos clientes na pesquisa destacam-se aspectos como: bom atendimento, bons médicos, a quantidade de profissionais credenciados e abrangência do plano. Já os pontos fracos citados são: valor da mensalidade, muitos médicos descredenciados, falta de médicos especialistas e demora no agendamento de consultas.

A pesquisa, de caráter descritivo e quantitativo, foi realizada pela Litz Marketing e Estratégia. Utilizando técnica de amostragem, foram ouvidos 400 clientes, com margem de erro de 5% e 95% de nível de confiança. Do perfil dos entrevistados, 53,5% dependentes e 46,5% titulares do plano. Destes, 46% feminino e 54% masculino. O tempo médio de plano de saúde dos entrevistados é de 9,3 anos.