Unimed

Mais Saúde

Voltar para Artigos

Novembro é o mês do diabetes

Mais Saúde

Novembro é o Mês do Diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), há no Brasil 12 milhões de pessoas com a doença. Boa parte delas não apresenta nenhum sintoma e este é um grande problema do diabetes. Trata-se de um mal silencioso. O diabetes decorre da falta ou da incapacidade de produção de um hormônio, a insulina, de exercer suas ações adequadamente. Isso reflete no aparecimento de alguns sinais que dão pistas da doença, como sede excessiva, aumento do volume e do número de micções (incluindo o hábito de acordar à noite para fazer xixi), fome excessiva e emagrecimento.

Os principais tipos de diabetes são Tipo 1, Tipo 2 e Gestacional.

O gerenciamento adequado da taxa de glicemia reduz drasticamente o risco de o paciente desenvolver uma complicação. Quem não se cuida fica mais sujeito a problemas renais, neuropatias, doenças da visão, entre outros. Alimentação correta e prática de atividades físicas, além de acompanhamento médico, são fundamentais para o controle da doença.

A empresária londrinense Valgmere Camilo Arengue descobriu que tem diabetes tipo 2 há cinco anos. “Tenho pouco tempo para fazer atividade física, então resolvi me dedicar mais ao controle da alimentação. Perdi 30 quilos”, conta. Ela diz que hoje dá preferência pelo consumo de alimentos naturais. “Quase não como carboidratos e, quando como, opto pelos integrais. Leio o rótulo de todos os alimentos que compro”, relata. Até alguns meses, ela ainda não havia precisado tomar insulina. Mas, como engravidou, teve que iniciar as aplicações. “Estou tomando mais cuidado ainda. Existe uma possibilidade, segundo o médico, de eu parar com a insulina depois do parto”, ressalta.

A empresária faz acompanhamento na Unimed Londrina, onde aprendeu com a nutricionista a se alimentar mais vezes por dia e a controlar a ansiedade para não “descontar tudo na comida”. Segundo Valgmere, disciplina é a palavra-chave para quem tem diabetes. “Tem de tomar a medicação corretamente, ter em casa o equipamento para medir a glicose e fazer as correções sempre que necessário”, explica.

PROGRAMAÇÃO

Para comemorar o mês do diabetes, a Unimed Londrina realiza a 1ª Caminhada do Diabetes. Vai ser na manhã do dia 26 de novembro, com ponto de encontro no aterro do Lago Igapó.