Institucional

Nossa História

Uma trajetória marcada pela credibilidade

Unimed - Nossa História

A história da Unimed Londrina começou no dia 11 de março de 1971, com a união de 57 médicos, cujo ideal era melhorar as condições profissionais do exercício da medicina e garantir melhor atendimento aos pacientes.

A Unimed Londrina, foi a primeira singular do Sistema Unimed a ser instalada no Paraná e a quinta operadora da rede a ser inaugurada no Brasil. Tudo começou com a visita do médico José Maria de Rezende à primeira Unimed do país, localizada na cidade de Santos. De lá trouxe orientações importantes para a fundação da cooperativa em terras londrinenses.

A experiência adquirida por José Maria de Rezende foi compartilhada com os fundadores da Unimed, entre eles, Carlos da Costa Branco - primeiro presidente da Unimed Londrina - e o advogado Ambrósio Jorge, que teve papel fundamental com as questões administrativas e de planejamento da cooperativa.

Apesar de ter sido inaugurada em março de 71, a Unimed Londrina entrou em funcionamento apenas em outubro do mesmo ano, devido aos processos burocráticos para a abertura da cooperativa. A primeira sede ficava localizada na esquina das ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro.

De início, a Unimed Londrina conseguiu firmar importantes convênios com empresas da região norte do estado. O primeiro contrato de parceria foi assinado com a Retificadora Nakashi. Folha de Londrina, Sercomtel, Rádio Paiquerê, UEL, Prefeituras, Hospitais e demais empresas foram sendo conveniadas na medida em que a cooperativa médica se consolidava no mercado.

Hoje, é uma entre das 371 cooperativas que integram o Sistema Unimed, e que juntas formam o mais amplo complexo de atendimento do país, prestando assistência para mais de 15 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo o território nacional.