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Unimed Londrina implementa programa Segurança em Alta no PA

Conheça mais o programa que está sendo implementado no Pronto Atendimento da Unimed Londrina e que tem como objetivo oferecer o melhor atendimento e as melhores soluções de saúde para os pacientes

No Brasil, a cada uma hora, seis pessoas morrem por “eventos adversos graves”, incidentes ocasionados por infecção generalizada, pneumonia, infecção urinária, erros no uso de medicamentos e complicações cirúrgicas nos hospitais. É constituído como um problema de saúde pública, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao todo, 54.607 pacientes perderam a vida por esta razão, segundo dados do II Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, publicado em 2018 pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e pelo Instituto de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FELUMA).

Portanto, adotar políticas e programas de segurança do paciente podem reduzir cerca de 30 a 36% dos óbitos determinados por eventos adversos graves. Para promover maior segurança, a Unimed Londrina conta com o programa Segurança em Alta que visa contribuir para a melhoria do nível de segurança dos processos de atendimento aos pacientes e também, aos colaboradores, já que ele também traz medidas de prevenção a fim de evitar acidentes de trabalho, especialmente com materiais perfurocortantes.

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Segurança do Paciente

O programa Segurança em Alta está na fase de implantação no Pronto Atendimento da Unimed Londrina e visa aprimorar, por meio de boas práticas de segurança e qualidade, o serviço oferecido aos pacientes. “É trabalhar com segurança para que o cliente não corra nenhum dano dentro do serviço de saúde, nem algo que venha a prejudicá-lo”, explica Maria Madalena Ramos Elias, gerente do Pronto Atendimento.

O programa é realizado de forma voluntária e reservada, e não tem caráter fiscalizatório, mas sim de educação continuada periódica que estimula o comprometimento com uma assistência segura. “Estamos revendo todos os processos de trabalho para alinhá-los às práticas de segurança do programa, porque vamos disseminar esse conhecimento para todos os funcionários envolvidos dentro da instituição. É muito importante a conscientização de todos os funcionários”, afirma..

A implantação do programa tem como desafios reduzir o desperdício, identificar oportunidades de melhoria, fortalecer a imagem da marca e continuar atendendo a acreditação RNN 277 (Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde). 

Processo de implementação

A proposta do trabalho consiste em três etapas que se dividem em: Diagnóstico e Melhoria, Qualificação e Manutenção. O Pronto Atendimento se encontra hoje na primeira etapa, que dura entre 12 a 18 meses e foca na identificação da situação do Pronto Atendimento frente à cultura de segurança e nos aspectos de conforto. 

A maior missão do PA hoje, segundo a gerente, é seguir todos os passos que devem ser feitos para o sucesso do programa: “Como está em processo de implementação desde o começo do ano, estamos revendo protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). Em paralelo a isso, é feito o treinamento com a equipe”, continua. 

Os prestadores participantes passam por acompanhamento de analistas especialistas em Gestão da Qualidade da Unimed Federação do PR, com a realização de treinamentos no formato de palestras, workshops e minicursos de implantação de boas práticas.

“O maior ganho será do cliente que terá certeza da alta qualidade no atendimento e da segurança em sua assistência de saúde. Ele vai entrar aqui dentro e terá certeza que será bem atendido”, destaca.

O Pronto Atendimento

Desde que foi inaugurado, há três anos, o Pronto Atendimento da Unimed Londrina conta com clínicos gerais e pediatras atendendo 24 horas por dia. O local possui equipamentos para realização de exames laboratoriais de raio-x e ultrassom, e uma estrutura física moderna e segura.

A triagem do PA cumpre os tempos de atendimento exigidos pelo Protocolo de Manchester. O sistema estabelece tempo máximo de 240 minutos para os pacientes classificados com a cor azul (não urgentes), enquanto a espera média dessas pessoas no PA foi de 34 minutos para adultos. O tempo médio de espera pode ser consultado na página inicial do site da Unimed Londrina

Serviços

O Pronto Atendimento mostra, por meio da implantação do programa Segurança em Alta, que sua equipe está em constante atualização e treinamento para oferecer soluções completas à saúde e bem-estar para os seus clientes e também para os colaboradores e cooperados. Venha nos conhecer!

Endereço: Rua Senador Souza Naves, 1333. 

Horário: a unidade funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Mais informações pelo telefone 0800-400-6100.

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