A relevância do Hospital Unimed vai além dos impactos econômicos. O projeto também considerou questões ambientais, optando, por exemplo, pela utilização de estrutura em aço, o que reduziu significativamente a quantidade de resíduos em comparação a uma obra em concreto. Outro pilar contemplado com o novo empreendimento da Cooperativa é o social. A Unimed Londrina transformou o pouco resíduo gerado na construção em doações significativas para quatro instituições de Londrina. A comercialização desses resíduos resultou em um montante de R$ 25.612. Com esse valor, a Cooperativa conseguiu beneficiar quatro entidades de ensino da Zona Sul de Londrina, que juntas atendem 1.281 pessoas.
O Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece) foi uma delas. A unidade foi contemplada com dois computadores e dois monitores. “A Unimed Londrina é um exemplo inspirador de como a comunidade pode se unir para apoiar o desenvolvimento de nossos jovens”, afirma Suely Melhado, diretora do Ilece Cafezal. “Essa contribuição terá um impacto significativo nas vivências dos alunos, melhorando suas aprendizagens e desenvolvendo competências para o mercado de trabalho”, explica.
No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tião Balalão, a instalação de toldos irá melhorar a rotina das crianças e profissionais. Além disso, a escola recebeu da Cooperativa um computador, um monitor e uma impressora. Para Vivian do Val Bueno, diretora do CMEI, a parceria fortalece vínculos, amplia oportunidades e motiva o foco na educação infantil qualificada. “Esses recursos chegam em um momento de grande importância para nossa comunidade escolar, atendendo as necessidades reais e urgentes”, avalia.
As Escolas Municipais Dr. Joaquim Vicente de Castro e Dalva Fahl Boaventura também foram contempladas na doação. Cada uma recebeu um computador, um monitor e uma impressora.
A analista de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Aliny Marendaz, ficou responsável por mapear as entidades e identificar as necessidades locais, com o objetivo de adequar as doações. “Consideramos a realidade das instituições escolhidas, para que o valor investido pudesse ser aproveitado de forma completa e ampliada”, justifica.
“Nosso foco foi destinar os valores a uma ação de impacto positivo em comunidades situadas nas proximidades do hospital”, justifica Fabianne Piojetti, gerente de Sustentabilidade da Cooperativa. “Esperamos contribuir para o desenvolvimento da região e promover mais equidade urbana”, destaca.
Hospital Unimed
Localizado na Av. dos Expedicionários, nº 750, o Hospital Unimed recebeu investimento de mais de R$ 260 milhões. O novo serviço da Cooperativa possui 29 mil metros quadrados de área construída e capacidade inicial para até 150 leitos. A estrutura conta ainda com 12 modernas salas cirúrgicas, sendo uma exclusiva para hemodinâmica e outra para cirurgia robótica, além de equipamentos de última geração para ultrassonografia, raio-x, ressonância magnética e tomografia. A unidade, cujo o início de suas operações está previsto para o fim de outubro, também oferecerá serviços completos de internação, maternidade, pediatria, UTIs adulto, pediátrica e cardiológica e cirurgias de média e alta complexidade.