Hospital da Unimed

Onde a vida começa com cuidado: a maternidade do novo Hospital Unimed

O nascimento de um bebê marca o início de uma nova história. No Hospital Unimed, essa experiência será vivida em uma maternidade de alta tecnologia, acolhimento e cuidado especializado, oferecendo toda a estrutura necessária para momentos únicos em família.

A maternidade da Cooperativa contará com 16 leitos de internação dos quais 2 quartos serão PPP (pré-parto, parto e puerpério), que permitem vivenciar todas as fases do nascimento em um mesmo ambiente. “Esse modelo favorece um atendimento integral, unindo conforto, segurança e humanização, favorecendo o vínculo entre mãe e bebê desde o primeiro instante”, explica a gerente assistencial do Hospital Unimed, Marcela Benício.

Marcela informa que outro destaque será o centro de parto normal, estruturado para favorecer a experiência do parto humanizado. “Entre os recursos previstos estão banheira, banqueta, balanço pélvico, bola suíça, barra de ling, monitoramento contínuo de mãe e bebê, além de controle de iluminação e música ambiente”, enumera a gerente.

Para situações que exigem acompanhamento intensivo, o hospital irá dispor de UTI pediátrica e neonatal, com 10 leitos, e de uma sala de observação exclusiva para recém-nascidos, localizada no 4º pavimento do hospital, com 5 leitos. “Sempre que possível, o bebê permanecerá no quarto junto à mãe, em alojamento conjunto”, destaca a coordenadora de enfermagem do Materno-Infantil, Amanda Barcellos.

No compromisso de promover a saúde materno-infantil, o hospital também dispõe de uma Sala de Ordenha Humanizada, cuidadosamente planejada para oferecer conforto, privacidade e segurança às mães que necessitam realizar a retirada do leite materno. Mais do que um espaço físico, a sala simboliza o reconhecimento da importância do aleitamento materno, que é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê, especialmente daqueles que, por estarem em unidades de cuidados especiais, ainda não podem ser amamentados diretamente ao seio.

O centro obstétrico integra o centro cirúrgico, com espaço para procedimentos de maior complexidade e também para cirurgias ambulatoriais. A maternidade oferecerá ainda assistência especializada à gestação de alto risco e medicina fetal, garantindo suporte multiprofissional em todas as etapas.

A maternidade contará também com emergência ginecológica e obstétrica 24 horas e equipe de médicos obstetras de plantão.

Todos os recém-nascidos terão acesso à triagem neonatal completa, com os testes da orelhinha, do coraçãozinho, da linguinha, do olhinho e do pezinho, além do exame de bilirrubina não-invasivo.

A coordenadora de enfermagem do setor adianta que a presença dos irmãos nas visitas ao recém-nascido será bem-vinda, mas com alinhamento prévio com a equipe da maternidade. “O objetivo é acolher a família como um todo, reforçando o compromisso com a experiência segura e afetiva do nascimento”, justifica Amanda.

A inauguração oficial do prédio do Hospital Unimed será marcada por uma série de eventos a partir da próxima semana. O início das atividades está previsto para o fim de outubro.