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Urgencialização do Atendimento

Classificar corretamente pedidos de procedimentos pode evitar multas de R$ 250 mil junto a ANS

O preenchimento correto dos formulários utilizados para realizar pedidos de liberação de exames, materiais e procedimentos pode evitar uma série de problemas para a Unimed Londrina junto à ANS.  A gerente de Regulação da Cooperativa, Sueli Kazue, observa que o principal problema, ainda muito comum entre os prestadores (consultórios e hospitais) é a classificação incorreta do procedimento no que diz respeito à urgência do seu atendimento.  “É preciso utilizar o termo correto para cada caso, classificando corretamente o que é urgente e o que é eletivo de fato”, comenta.

Segundo a gerente, ao utilizar o termo urgente no formulário, a Cooperativa é obrigada a liberar o procedimento imediatamente. “Nesses casos, não há tempo hábil para fazer qualquer análise do pedido”, comenta. O não cumprimento da solicitação pode gerar uma multa de R$ 250 mil, aplicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) à Operadora.

Sueli observa que muitos pedidos de liberação chegam à Cooperativa como sendo urgentes, mas na verdade são procedimento eletivos. “Muitos desses pedidos poderiam ser analisados de acordo com o contrato, materiais, técnicas e fornecedores, mas por chegar com o termo ‘urgente’ a Cooperativa é obrigada a liberar sem a análise”, afirma. Este tipo de situação aumenta o custo operacional da Cooperativa.

A Ouvidora da Unimed Londrina, Luciana Grande diz que muitos pedidos deste tipo são para procedimentos com data marcada. “Isso já evidencia que é um procedimento eletivo. Mas como o formulário consta o termo urgente, temos de atender imediatamente”, reforça.

A gerente de Regulação destaca ainda a importância de se diferenciar corretamente os termos urgente e eletivo no momento de se fazer o pedido.  “Mas além do uso de maneira correta desses termos, os formulários precisam trazer o tempo da patologia, a história clínica resumida, materiais e outros dados que constam nos documentos”, comenta. Sueli afirma que a área de Regulação está aberta a todos os cooperados e prestadores que precisem tirar suas dúvidas para o correto preenchimento dos formulários.