Loading…
teste

“Tenho disposição para correr, caminhar, viver”, afirma cliente após parar de fumar

 “Eu não mudei minha vida em 100%. Mudei a minha vida em 200%”.

A avaliação é do autônomo e cliente da Unimed Londrina Fabricio Wanderson Tavares ao comentar a superação do vício com o cigarro. Após 26 anos fumando, ele melhorou sua qualidade física e modificou alguns hábitos de sua rotina.

Em 2008, Tavares enfrentou um câncer nos testículos. Desde então, ele fazia acompanhamento médico, mas não realizava exames para verificar a saúde do pulmão. “Tinha receio em descobrir algum problema”, relata.

Neste ano, o autônomo realizou um checkup completo. A avaliação médica dos exames foi de que Tavares estava bem de saúde. “O médico disse que estava tudo ok, mas que o pior não havia acontecido ainda”, conta. Então, para se precaver, o beneficiário resolveu se inscrever no grupo Livre do Tabaco da Unimed Londrina.

A participação nos encontros do grupo foi essencial para que Tavares largasse o cigarro. Além disso, ele conta que o apoio familiar, principalmente o incentivo de sua esposa, a funcionária da Unimed Londrina, Fernanda Cristina Tavares, tem sido fundamental no tratamento. “90% da minha motivação vem da família”, valoriza. “Minha esposa parou de fumar há 15 anos. Ela sempre comentava que eu devia parar também, até porque meus filhos têm alergia”, lembra. “Em um depoimento aqui no grupo, a minha mulher relatou que há 15 anos ela havia parado de fumar ativamente e que há quatro meses parou de fumar passivamente”, diz. Há quatro meses, o autônomo interrompeu o hábito.

Os resultados do tratamento de Tavares vêm surtindo efeito na vida dele. “Tenho disposição para tudo. Para correr, para caminhar, para viver”, comemora. “Voltei a fazer a atividade física depois de 22 anos parado. Mudei minha alimentação e perdi 11 quilos”, relata.

 Outra atividade que contribui para o tratamento dele é a caminhada. “A caminhada me ajudou a superar a dependência. Quando pratico, esqueço o cigarro. Comento até que troquei um vício por outro, só que mais saudável”, brinca.

Sobre o grupo Livre do Tabaco

A Unimed Londrina oferece um serviço multidisciplinar, com psicólogo, assistente social, enfermeiro e nutricionista. O tratamento é dividido em dois momentos: o primeiro, com encontros semanais, e o segundo, com encontros mensais. Os participantes contam com um subsídio oferecido pela operadora de planos de saúde para a aquisição de medicamentos utilizados para tratar a dependência do cigarro. Eles podem ser utilizados como um complemento do tratamento durante os três meses iniciais. Saiba mais sobre o grupo clicando aqui.