Loading…
teste

3 lanchinhos saudáveis para comer no expediente

Veja três receitinhas fáceis de preparar e deliciosas para fazer um lanche no trabalho e manter uma alimentação equilibrada

As três principais refeições do dia são extremamente importantes para manter uma alimentação equilibrada. Porém, nos intervalos entre café da manhã, almoço e jantar, é muito importante se manter nutrido para não exagerar  na próxima refeição. Além disso, para quem passa o dia todo fora de casa, é ainda mais difícil conseguir se alimentar sempre bem e de forma balanceada. 

Lanches no meio da manhã ou da tarde são ótimas saídas para enganar a fome durante o expediente, mas sem cometer deslizes com a alimentação. E para te ajudar a preparar lanchinhos saudáveis e práticos para levar ao trabalho, separamos três receitas saudáveis e fáceis para o dia a dia. Confira!

Iogurte com frutas e granola

Nessa opção de lanche temos três ingredientes que fazem muito bem ao organismo. O iogurte age como probiótico, trazendo benefícios à flora intestinal. Já as frutas podem ser excelentes fontes de carboidrato, vitaminas, fibras, minerais, entre outros nutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada.

E, por último, a granola, que é um alimento derivado de grãos, cereais integrais e sementes e fornece muita energia.

Você vai precisar de:

- Iogurte desnatado;

- Frutas de sua preferência. Na hora de comprar, procure pelas frutas da época, que são mais acessíveis e tendem a ser mais frescas. Em janeiro, algumas sugestões são abacaxi, framboesa, laranja-pera, mamão, melancia e uva;

- 2 a 4 colheres de sopa de granola.

Como fazer:

Em um recipiente pequeno com tampa, suficiente para uma porção individual, coloque primeiro o iogurte. Em seguida, as frutas e, por último, a granola. mantenha na geladeira até o momento do consumo.

Sanduíche natural

O sanduíche é o clássico dos lanches. Além da praticidade, é possível sempre variar, utilizando ingredientes diferentes a cada dia. Você pode acordar um pouco mais cedo para preparar ou ainda deixar pronto na noite anterior para levar no dia seguinte. Experimente sempre montar da seguinte maneira: pão, de preferência integral, que é mais rico em fibras; uma proteína e folhas e legumes. Saiba como preparar um sanduíche natural vegetariano e muito saudável!

Você vai precisar de:

- Duas fatias de pão integral;

- 1 folha de alface;

- 1 folha de repolho roxo;

- Meia cenoura ralada;

- Uma fatia de queijo branco.

- Molho de sua preferência.

Como fazer:

Primeiro, caso utilize molho, passe-o no pão, nas duas fatias. Distribua o alface, o repolho, o queijo e a cenoura, respectivamente. Use plástico filme para embalar o lanche ou coloque-o em um recipiente com tampa.  Mantenha resfriado até a hora de consumir

Omelete de forno

Por último, uma receita que é bem versátil, pois combina com várias opções de recheio. O omelete de forno pode ser preparado na noite anterior, para o jantar, e servir de lanchinho no outro dia. Faça  porções individuais e tenha um delicioso aperitivo para quando a fome bater.

Você vai precisar de:

- 10 ovos;

- ½ xícara (chá) de leite;

- 2 colheres (sopa) de água;

- Sal e pimenta-do-reino;

- Cheiro-verde;

- 2 a 3 recheios a gosto. Pode ser tomate, azeitona, milho, peito de peru, queijo, presunto, bacon, linguiça, etc. É só usar a imaginação, combinando seus ingredientes preferidos.

- Manteiga para untar.

Como fazer:

Comece misturando o leite, os ovos e os temperos, até que a massa fique homogênea. É importante misturar sem bater os ingredientes. Use formas de cupcake, ou de empada, untadas com manteiga. Para colocar o recheio, deixe um espaço de cerca de um dedo da borda da forma.

Depois, é só levar ao forno preaquecido a 200ºC por 13 minutos. Para finalizar, desenforme e coloque em um recipiente que possa ir ao microondas para esquentar quando for comer no trabalho.


Com estas três opções de lanchinhos saudáveis para comer durante o expediente, você não descuida da alimentação na correria do dia a dia e ainda pode variar o cardápio durante a semana! E, claro, se lembre também da hidratação, consumindo a quantidade recomendada de água diariamente.

Gostou das dicas? Conte-nos nos comentários qual foi a sua receitinha preferida!

Leia também: Café e água na medida certa