Loading…
teste

7 receitas saudáveis para fazer em 10 minutos

Confira opções saudáveis, rápidas e deliciosas e mantenha uma boa alimentação mesmo com a correria diária

É fato que, com a correria do dia a dia, acabamos escorregando na alimentação. Pela facilidade, optamos por alimentos industrializados e fáceis de serem preparados, com o objetivo de poupar tempo. No entanto, essa não é a melhor saída.

Abdicar de uma alimentação saudável, repleta de frutas, legumes, verduras, grãos, fibras e vitaminas, pode ser extremamente prejudicial à saúde. Afinal, a alimentação saudável contribui com a prevenção de diversas doenças, como câncer, diabetes, pressão alta, entre outras.

Provando que é possível manter uma alimentação saudável mesmo com a correria diária e em comemoração ao março violeta da Unimed Londrina, que aborda a questão da Nutrição, separamos nesse texto sete receitas saudáveis para você fazer em 10 minutos e se deliciar. Continue a leitura!

1- Crepioca

Uma receita rápida, saborosa e saudável que irá te conquistar. Para prepará-la você vai precisar de:

- 2 ovos

- 2 colheres de sopa de goma de tapioca

- 1 colher de chá de semente de chia

- 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes, batendo com um garfo, no liquidificador ou mixer. Despeje a mistura em uma frigideira untada. Mantenha o fogo baixo e tampe a frigideira. Quando a crepioca estiver firme, vire para dourar o outro lado. Você pode rechear com frango desfiado, refogado de legumes, queijo branco etc.

2- Smoothie de morango com jabuticaba

A duas protagonistas desta receita são excelentes para a saúde. O morango é rico em antioxidantes e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. A jabuticaba possui poucas calorias, sendo rica em nutrientes e vitaminas. Para o preparo do smoothie você vai precisar de:

- 1/2 xícara de chá de morango

- 1/2 xícara de chá de jabuticaba

- 1/2 xícara de chá de água

- 4 pedras de gelo

Modo de preparo:

Não tem segredo. Bata todos os ingredientes em um liquidificador ou mixer e consuma logo em seguida.

3- Legumes salteados com gergelim e shoyu

Além dos legumes, essenciais para uma alimentação saudável, o gergelim é um ingrediente excelente, pois diminui o apetite e aumenta as defesas do organismo. Para preparar separe:

- 1 bandejinha pequena de vagem

- 1 cenoura grande

- 1 abobrinha

- 1 colher de sopa de alho picadinho

- 2 a 3 colheres de sopa de shoyu light

- 1 punhado de gergelim a gosto

Modo de preparo:

Lave bem os legumes e pique-os em tiras com casca. Em uma frigideira, coloque um pouco de água e acrescente a vagem. Após iniciar fervura, espere dois minutos e escorra a água. Volte a frigideira para o fogo com a vagem e coloque junto a abobrinha e a cenoura. Acrescente o alho e refogue um pouco. Na sequência, coloque o shoyu. Mexa bem os legumes, até ficarem cozidos e crocantes. Jogue o gergelim e mexa mais um pouco. Se desejar, acrescente um pouco de sal.

4- Creme light de abacate

O abacate é uma fruta rica em fibras, o que ajuda a diminuir o apetite, além de conter gorduras saudáveis, como o ômega 3. Para essa receita, você vai precisar de:

- 1/2 abacate

- Suco de 1/2 limão

- 1/2 xícara de chá de leite desnatado

- Adoçante à gosto

- Casca de limão ralada para polvilhar

Modo de preparo:

Em um liquidificador ou mixer, bata todos os ingredientes até obter uma textura homogênea. Coloque a mistura em recipientes individuais e polvilhe as raspas de limão. Leve para gelar.

5- Mingau de nozes e banana

A banana é uma fruta rica em fibras, nutrientes e vitaminas e as nozes, ricas em gorduras saudáveis, minerais e antioxidantes. Juntas, compõem essa receita deliciosa e saudável. Para fazer o mingau separe:

- 1 banana

- 30g de amêndoas

- 20g de sementes de linhaça

- 10g castanha de caju

- 1 ovo

- 1 clara de ovo

- 50ml de leite

- Canela a gosto

Modo de preparo:

Amasse bem a banana, até virar um purê. Em seguida, triture as castanhas de caju, amêndoas e sementes de linhaça. Em uma panela, coloque todos os ingredientes e adicione o ovo, a clara e o leite, misturando bem. Leve a mistura no fogo médio, mexendo devagar de 5 a 7 minutos. Depois de pronto, polvilhe canela e decore com nozes.

6- Ovos mexidos com cogumelos paris

Essa receita é uma opção fácil e muito saborosa. Além disso, o cogumelo paris, muito conhecido como champignon, é um alimento rico em fósforo e vitamina B5 e B12. Para prepará-la você vai precisa de:

- 2 colheres de sopa de manteiga

- 250g de cogumelos paris cortados em fatias

- 4 ovos

- Sal a gosto

- Pimenta do reino a gosto

- Torradas

Modo de preparo:

Em uma panela, derreta uma colher de sopa de manteiga e cozinhe bem os cogumelos, até ficarem macios e mais escuros. Em seguida reserve. Depois, em uma frigideira antiaderente, derreta mais uma colher de manteiga e coloque os ovos batidos e temperados da forma que desejar. Mexa muito bem até ficar firme, mas ao mesmo tempo macio. Coloque os ovos e os cogumelos sobre as torradas e se delicie.

7- Pão de microondas

Essa receita é fácil e super prática, que pode ser preparada naquele café da manhã rápido. Para essa receita você vai precisar de:

- 1 ovo

- 1 colher de sopa de farelo de aveia

- 1 colher de sopa  de iogurte desnatado ou 1 colher de sopa de água

- 1 colher de café de fermento em pó

- Pode adicionar ervas secas ou sementes

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem. Depois, despeje em uma travessa pequena, sem a necessidade de untar. Leve a mistura ao microondas em potência máxima por aproximadamente 2 minutos e 20 segundos. Depois de pronto, você ainda pode cortar ao meio e dourar as partes em uma frigideira ou grill.

E aí, qual dessas receitas você mais gostou? Conte nos comentários!

Leia também: Saiba como o estresse pode interferir em sua vida