Loading…
teste

5 dicas simples para você ter uma alimentação mais saudável

Algumas atitudes são importantes para transformar os seus hábitos alimentares

Por mais que todos conheçam os benefícios de uma alimentação saudável, nem sempre é fácil tomar a atitude de ter uma rotina que favoreça nossa saúde. Principalmente quando somos acostumados a nos alimentar de forma rápida e sem pensar muito no que estamos consumindo. Se você está no time dos que buscam uma alimentação mais saudável, saiba que com pequenas atitudes já é possível transformar seus hábitos, e elas que vão te guiar a ter uma alimentação cada vez melhor. Pensando nisso, te damos cinco dicas de atitudes simples que você pode inserir no seu dia e que vão melhorar sua alimentação:

  1. Evite temperos prontos

Os temperos prontos geralmente carregam uma grande quantidade de sódio e substâncias que não são benéficas à saúde. Por isso, prefira os temperos naturais, eles dão sabor aos alimentos e carregam muitos nutrientes. Alecrim, manjericão, orégano, cheiro verde, salsinha e pimenta são exemplos de temperos saudáveis e fáceis de serem encontrados. Tenha sempre em casa e deixe suas refeições mais saborosas.

evite temperos prontos

  1. Planeje sua alimentação

Quando você fica com fome e não tem boas opções de alimentos, provavelmente irá escolher fazer uma refeição mais gordurosa e com poucos nutrientes. Por outro lado, quando você já tem em mente o que vai comer no seu almoço e no jantar, vai ficar mais fácil seguir uma rotina saudável. Uma dica é preparar um cardápio semanal e deixar tudo que precisa na geladeira. Se as refeições estiverem previamente preparadas, também será um ponto positivo para a dieta.

  1. Coloque mais frutas, legumes e verduras na sua rotina

Pode parecer óbvio, mas nunca é demais lembrar que você deve consumir mais frutas, legumes e verduras. Seguindo a dica anterior, sempre ter esses alimentos na sua geladeira irá te ajudar a não cair na tentação de comer algo pouco saudável porque não tem nada em casa. Agora, se você se alimenta muito fora, vale levar marmitinhas com porções de fruta para comer durante o dia, algumas duram mesmo fora da geladeira. Carregue também um pote com uma salada e escolha um legume para o almoço. Essa prática ajuda a manter uma rotina mais saudável.

  1. Prefira alimentos integrais

Os alimentos refinados estão muito presentes na nossa alimentação diária, tal como o pão, açúcar, trigo e o arroz. Mas a verdade é que eles não são tão benéficos assim. No processo de branqueamento, esses alimentos perdem nutrientes, o que não acontece com as versões integrais. Essas, são mais ricas também em fibras, substância essencial para o bom funcionamento do intestino e que dão mais saciedade. Por isso, quando for escolher um alimento, prefira a versão que não sofreu o processo de refinamento.

  1. Faça trocas inteligentes

Você escolhe um pastel frito ou assado? Iogurte natural ou leite com cereal açucarado? Suco natural ou refrigerante? Pois é, a famosa frase “você pode substituir isso por aquilo” pode até ser engraçada, mas é sim verdade. O tipo de alimento e a forma como você escolhe prepará-lo definem se sua alimentação é saudável ou não. Então, repense as suas escolhas alimentares, quase sempre é possível optar por alimentos mais saudáveis e que não dispensam o sabor. Gostou do texto? Deixe o seu comentário!

Leia também: Hidratação no verão: o que você precisa saber