Loading…
teste

Eu Ajudo na Lata: projeto encerrou 2018 com marco importante

Somando todas as edições, a Unimed Londrina já adquiriu mais de 100 cadeiras de rodas; saiba mais sobre a campanha

Uma iniciativa da Unimed Brasil, a campanha Eu Ajudo na Lata está entrando em sua sétima edição em Londrina. A proposta é arrecadar lacres de alumínio para venda e aquisição de cadeiras de rodas. Em 2018, A Unimed Londrina chegou a um marco importante com o projeto, totalizando mais de 100 cadeiras adquiridas com todas as edições do Eu ajudo na Lata.

Segundo Aline Marendaz, Assistente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, esse marco é uma realização, devido a um projeto tão simples que, somado ao todo, permite um resultado tão grandioso. “Essa campanha é muito legal, porque também trabalha a questão do meio ambiente, da possibilidade de gerar valor com um resíduo que muitas vezes desprezamos. Para nós é uma realização, uma satisfação imensa poder conquistar isso com algo que seria um resíduo e, ao mesmo tempo, conseguir contribuir com pessoas que possuem dificuldade de mobilidade”, contou Aline.

Somente na edição de 2018, a Unimed Londrina entregou 26 cadeiras para oito instituições de Londrina e região. A quantidade de equipamentos para cada uma delas é definida de acordo com uma enquete feita no site da Unimed. Nesta última edição, as instituições que participaram foram as seguintes: Hospital Cristo Rei (Ibiporã-PR); Apae de Tamarana (Tamarana-PR); Centro Social Coração de Maria (Londrina-PR); Sociedade de São Vicente de Paulo (Alvorada do Sul-PR) e Congregação de Irmãs da Pequena Missão para Surdos (Londrina-PR).

Além dessas cinco, mais três foram beneficiadas, totalizando oito. São elas: Secretarias Municipais de Educação de Londrina e Ibiporã, pela contribuição com a campanha e a Pastoral da Criança de Assaí, instituição indicada pela Dona Ivone Caineli.

Uma ajuda que faz bem

Há 20 anos, Dona Ivone Caineli precisou de uma cadeira para a sua filha e hoje, ajuda a campanha da Unimed Londrina. Neste ano, Dona Ivone entregou, com a ajuda da comunidade, mais de 140 garrafas pets de 2 litros cheias de lacres de alumínio. “Eu não ajudo sozinha, as pessoas me ajudam com os lacres [...] eu ganho da comunidade e passo para a comunidade”, disse.

Atualmente, Dona Ivone vai na Pastoral, pega as cadeiras que estão em condições ruins e as conserta. Ela conta também que gosta que a Pastoral empreste as cadeiras “bonitinhas” para as pessoas que precisam. Ainda, Dona Ivone explica que faz isso para ajudar as pessoas, e essas ficam muito agradecidas. “Isso faz bem para a minha cabeça, porque quando você faz bem para os outros, faz bem para você também”, completou.

Eu Ajudo na Lata 2019

Para 2019, Aline explica que a campanha quer possibilitar que várias instituições participem da enquete para a aquisição de cadeiras de rodas. “A gente vai fazer isso por meio de um edital [...] a partir das instituições que se cadastrarem, faremos uma seleção e já saberemos as que irão participar da enquete no final da edição de 2019 que é em agosto.”.

Para participar, as empresas que quiserem estabelecer parceria com a campanha devem preencher um termo. Agora, as pessoas que juntam os lacres, podem entregá-los na Unimed Londrina ou qualquer outro ponto de atendimento que será direcionado para o Eu Ajudo na Lata. Para esse ano, Dona Ivone já conta com 48 garrafas pet cheias de lacres, e afirma “eu estou querendo participar mais, seu Deus quiser. Tudo o que é bom eu falo que Deus quer.”.

Gostou do texto? Deixe a sua opinião nos comentários!

Leia também: Câncer de pele: conscientização e combate