Loading…
teste

“Eu Ajudo na Lata” distribui 26 cadeiras de rodas

Equipamentos beneficiam seis instituições assistenciais de Londrina e região. Campanha recolheu mais de 3 mil garrafas PETs com lacres de alumínio

A campanha “Eu Ajudo na Lata”, promovida pela Unimed Londrina, encerrou a sua sétima edição com a entrega de 26 cadeiras de rodas para dez instituições beneficentes de Londrina e região. Neste ano, a campanha recebeu mais de três mil garrafas PETs cheias de lacres de latas de alumínio, totalizando mais de sete mil lacres e 1.954 quilos do material. 

Segundo a gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, a venda dos lacres doados para a campanha foi suficiente para a compra de 20 cadeiras de rodas. Ela explica a Unimed Londrina doa uma cadeira de rodas para cada cinco unidades adquiridas com os lacres arrecadados, por isso nesta edição a Cooperativa doou quatro equipamentos.  Além disso, a Campanha recebeu outras duas cadeiras de rodas, que foram doadas por clientes, totalizando 26 unidades.

A destinação das cadeiras para as instituições beneficiadas é definida por meio de uma enquete realizada no site da Unimed Londrina. Neste ano, a enquete totalizou 29.435 votos. As instituições participantes receberam a quantidade cadeiras de rodas de acordo com o número de votos do público participante.   

O primeiro lugar, com 62% dos votos e sete cadeiras de rodas, ficou com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Cristina Tavian, de Porecatu. A coordenadora da UBS, Raimunda Geralda de Paula Santos, afirma que os equipamentos são muito importantes para toda a comunidade. “Não apenas os moradores e usuários da nossa UBS serão beneficiados, mas de toda cidade. Por meio de um levantamento realizado pela equipe de Assistência Social do Município, identificamos quem precisa do equipamento e fazemos o empréstimo”, afirma.

Em segundo lugar na enquete, com 23% dos votos, e cinco cadeiras de rodas, ficou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ibiporã.  A responsável pela UPA, Rosângela Paes de Almeida afirma que o resultado da votação revela o grande envolvimento de todo o município com a campanha. “As pessoas se mobilizam para recolher os lacres e depois todos se unem para divulgar a enquete e votar para que alguma entidade de Ibiporã receba as cadeiras”, comenta.

A Associação Flávia Cristina, de Londrina, foi a terceira colocada na enquete, com 6% dos votos, e recebeu quatro cadeiras de rodas. Em quarto lugar, com 5% dos votos, ficou a APAE de Ibiporã, que levou três cadeiras de rodas.   A Secretaria Municipal de Saúde de Tamarana, ficou com 2% dos votos na enquete, ocupando a 5ª colocação, com isso, o município recebeu duas cadeiras de rodas. O sexto lugar ficou com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, com 2%, e uma cadeira de rodas.

As Secretarias Municipais de Educação de Londrina, Ibiporã e Porecatu receberam uma cadeira de rodas cada por que são parceiras da campanha Eu Ajudo na Lata, e mobilizam alunos e professores para recolher lacres. Nesta edição, mais uma vez, a moradora de Assaí,  Dona  Ivone, se juntou à campanha para conseguir vender os lacres que ela recolhe em sua cidade, e com a ajuda da Unimed Londrina, conseguiu trocar o material por um cadeira de rodas, doada para a Pastoral da Criança de Assaí.

Nessas sete edições, a campanha Eu Ajudo na Lata já arrecadou 11.214 quilos de alumínio, que permitiram a doação de 134 cadeiras de rodas. Esses equipamentos beneficiaram 42 instituições de Londrina e região.