Bicicleta

A primeira alternativa de meio de transporte que deve ser lembrada é a bicicleta. As vantagens de pedalar são inúmeras, não só para o meio ambiente, como também para a saúde. Indo ao trabalho de bicicleta, você aproveita para fazer atividade física, hábito essencial para garantir a qualidade de vida. Além disso, o fator economia também é interessante ao optar pela bike. As ciclovias têm se tornado cada vez mais comuns e o poder público vem investindo nessas estruturas, para oferecer mais segurança aos ciclistas. Ou seja, não tem desculpa para não trocar o carro pela bicicleta! Para que a mudança de hábito não seja tão brusca, comece gradualmente, indo alguns dias da semana apenas. Lembre-se também de utilizar equipamento de segurança e roupas adequadas para pedalar.

Transporte coletivo

O transporte coletivo também é uma opção a ser considerada. Nessa categoria, diversos tipos de veículos poder ser incluídos, entre eles ônibus, metrô e trem. Em algumas cidades, nem todas estas opções estão disponíveis à população. No geral, apenas grandes metrópoles têm as três alternativas de transporte coletivo citadas. . Mesmo que utilizem combustíveis que emitem gases poluentes, os ônibus são uma alternativa para diminuir os danos ao meio ambiente. Isso porque, diferentemente do carro, que tem capacidade para transportar apenas cinco pessoas, um ônibus tem capacidade muito maior. Pense nisso e considere usar mais o transporte coletivo, sempre que possível!

Carona compartilhada

Pensando nessa mesma lógica, temos a carona compartilhada. Já que é muito difícil simplesmente deixar de utilizar o carro, por que não utilizá-lo  com um grupo de pessoas que fazem o mesmo trajeto todos os dias? Parece óbvio, mas essa prática ainda não tem tantos adeptos como poderia ter. Colegas de trabalho que moram próximos um ao outro podem dividir o mesmo carro. O mesmo vale para vizinhos que trabalham em locais próximos. Este também pode ser  um jeito de economizar, já que a carona pode incluir a divisão dos gastos com combustível. Assim, são menos carros na rua, logo, menos poluição. E durante a semana é possível fazer um rodízio, alternando a carona compartilhada.

Com essas e outras pequenas ações ecologicamente responsáveis, dá para levar uma vida mais sustentável, pensando no bem do nosso planeta. Gostou das dicas? Conte-nos nos comentários qual transporte alternativo você pretende usar no seu dia a dia?

Leia também: Coleta seletiva: saiba como fazer corretamente