×

2020: Desafios e perspectivas

2020 foi um ano diferente sob todos os aspectos.

De um lado tivemos a presença de uma pandemia avassaladora que tomou o planeta e nos obrigou a estabelecer novas referências e modalidades em todas as áreas da atividade humana, desde o atendimento médico até o relacionamento interpessoal, passando pelos setores educacional, comércio e produção de bens e serviços, que acabaram interferindo em toda a sociedade. De outro lado, tivemos uma comunidade global perplexa que não tinha elementos e recursos para fazer frente a esta pandemia.

Porém, o ser humano, com a sua engenhosidade e grande capacidade de reação frente às intempéries, rapidamente conseguiu se organizar e trazer soluções para os problemas relacionados à pandemia.

Num primeiro momento, foram adotadas modalidades de tratamento para as complicações da doença causada pelo covid-19; num segundo momento implementaram-se as técnicas epidemiológicas de isolamento social e reclusão para reduzir a disseminação e, num terceiro momento, foi descoberta a vacina, que agora já começa a ser aplicada em larga escala em várias localidades inclusive em nosso País.

A Unimed Londrina, de uma forma bastante decisiva, participou de todos estes movimentos no ano de 2020. Muito atentos à questão de envolvimento dos cooperados, colaboradores, beneficiários e prestadores, nossa diretoria associada aos gestores, técnicos e especialistas apresentaram propostas de solução para vários problemas causados pela pandemia, sem alterar as dimensões básicas orçamentárias da nossa cooperativa. Este é um dado importante porque a boa parte das empresas, tiveram uma certa dificuldade em trazer soluções relacionadas as consequências da pandemia e manterem-se estruturadas e equilibradas sob o ponto de vista econômico e financeiro.

A Unimed Londrina traz neste relatório resultados bastante expressivos relacionados à distribuição de recursos para os cooperados e uma preocupação bastante acentuada com atendimento adequado para os nossos beneficiários, sem descuidar dos colaboradores e prestadores.

Neste momento, a cooperativa disse a que veio: trazer trabalho médico para o cooperado e ao mesmo tempo prover assistência de boa qualidade ao usuário, mantendo uma relação equilibrada com a comunidade.

Nesse sentido a Unimed Londrina atuou proativamente em busca de soluções rápidas como aumento de número de leitos de enfermaria e de uti específicos para Covid 19, reestruturação dos nossos serviços próprios, que tiveram que ser adaptados a atender estas novas demandas e auxiliando na reestruturação de outros serviços contratados, que colaboraram com estas medidas. Nosso atendimento domiciliar e pronto atendimento foram completamente reformulados e ampliados em função da pandemia.

Por outro lado, projetos que estavam sendo acalentados há alguns anos foram executados, como a clínica de oncologia que, junto com a Clínica Multiprofissional, ganhou novo endereço e melhores acomodações para nosso público e médicos colaboradores.

Além disso, pudemos registrar grande crescimento da infraestrutura eletrônica e de TI para atender serviços como telemedicina e reuniões online, com boa parte dos colaboradores trabalhando em home office para evitar a proliferação da doença. Também tivemos campanhas educacionais e grande diálogo com os públicos através das redes sociais e meios eletrônicos, programas de orientação de diversas patologias não só da covid, mas também de oncologia, nutrição diabetes e outras. E finalmente a Rede de Cuidados Humanizados , serviço multiprofissional inédito que veio para acolher os pacientes mais fragilizados do sistema e oferecer um atendimento humano e diferenciado.

Mais do que isso, conseguimos realizar uma administração que traz resultados expressivos aos cooperados, que serão apresentados na nossa assembleia geral ordinária, inclusive com a definição da destinação das sobras obtidas. Vários benefícios foram incorporados aos nossos cooperados que vão desde o pagamento do CRM, pagamento de auxílio saúde referente à pandemia e distribuição antecipada de valores de honorários para fazer frente às necessidades surgidas.

Estamos finalizando este ano satisfeitos com os resultados, porém preocupados com o que vem pela frente. A pandemia ainda não acabou; penso que teremos ainda alguns meses ou anos para que esta situação deixe de surtir efeito junto à nossa comunidade, e a cooperativa vai precisar se reestruturar de uma forma mais efetiva para enfrentar esta nova realidade. Além disso inicia-se uma atividade concorrencial que pode de alguma forma interferir no posicionamento positivo que a Unimed Londrina tem em nossa região.

Temos a nosso favor um espírito que vem dos nossos pioneiros, que há 50 anos fundaram a nossa cooperativa, temos uma cultura de inovação bem sedimentada dentro da estrutura da cooperativa e o mais importante, temos o apoio e a participação efetiva dos cooperados, o que permite buscar sempre as melhores soluções frente a estes desafios e vislumbrar um futuro melhor para todos.


Saudações cooperativistas.

Omar Genha Taha

Presidente Unimed Londrina

Indiscutivelmente, 2020 ficará na história como o ano em que o mundo foi atingido pela pandemia da Covid-19. Junto com a doença, surgiram muitos desafios, incertezas e dúvidas, mas também resiliência, coragem e criatividade para seguir em frente em meio ao desconhecido. Tudo isso ganhou uma dimensão ainda maior para a Unimed Londrina, por se tratar de uma situação que afetou muito a àrea da saúde.

 

Mas, se por um lado a chegada do novo coronavírus despertou a consciência sobre a importância com os cuidados com a saúde, por outro, o temor provocado por ele afastou as pessoas dos serviços de saúde. Isso afetou diretamente os negócios da Cooperativa e poderá deixar sequelas para o futuro próximo e também distante, ainda imprevisíveis. Um exemplo: a redução significativa de exames preventivos, como o de mamografia, poderá refletir em aumento de casos de cânceres complexos mais adiante.

Os efeitos ‘colaterais’ da pandemia foram muitos. Como o desemprego e a consequente queda na renda da população, que afetou não só a conjuntura econômica, mas também a saúde mental das pessoas em níveis ainda desconhecidos. Essa ansiedade também afetou organizações, e com a Unimed Londrina não poderia ser diferente. A Cooperativa se deparou com muitas situações inéditas, que levaram a perceber coisas que até então nem eram notadas e o quanto elas afetam os serviços.

Além das muitas dúvidas que surgiram, que decisões tomar, quais protocolos adotar diante de uma nova doença que dividiu opiniões a respeito de eficácias de soluções possíveis que apareceram ao longo da pandemia. E ainda seguem tantas questões a serem respondidas e sobre as quais a ciência se debruça para desvendar.

A Cooperativa não perdeu de vista seu papel primordial, que é o de gerar trabalho médico e renda, mas, em uma situação que fugiu do controle de todos, esses fundamentos foram fortemente atingidos. No entanto, a Singular se desdobrou para garantir os ganhos de seus cooperados, estabelecendo novas formas de remuneração dentro das possibilidades conjunturais.

Ao contrário do que poderia se esperar neste cenário, a carteira de clientes da Cooperativa registrou crescimento em 2020. As pessoas priorizaram a saúde e com isso revertemos a tendência de queda na carteira verificada nos últimos dois anos. Mas isso ocorreu também por conta dos esforços da Cooperativa, que criou soluções mais adequadas para o mercado em que atua.

O faturamento da Unimed Londrina também cresceu, em ritmo menor do que verificado em anos anteriores, apesar do crescimento na carteira de clientes. Esse comportamento também está relacionado, em grande parte, à pandemia, que fez com que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendesse os reajustes dos planos, e também com a queda nos atendimentos de clientes de intercâmbio. O cenário de crise também afetou as receitas financeiras da Cooperativa, que despencaram, acompanhando o estresse do mercado financeiro. Assim como a sinistralidade (relação entre a receita e os custos assistenciais), que também foi a menor dos últimos 14 anos. Como reflexo da necessidade de atravessar esse momento, as despesas administrativas da Singular também caíram.

Em meio a tantos desafios, a Cooperativa registrou boas notícias. Uma delas foi a expansão de sua Clínica de Oncologia e Medicamentos Especiais e a inclusão do atendimento de Fisioterapia na Clínica Multiprofissional. Outra boa notícia foram os altos índices de satisfação registrados nas pesquisas realizadas entre clientes e cooperados. A Singular também recebeu, em 2020, nota máxima no IDSS, índice que mede o desempenho das operadoras pela ANS.

A conjuntura de 2020, que afetou negativamente operadoras e prestadores de serviços de saúde, no entanto, favoreceu os grandes competidores deste mercado com um mar de oportunidades. Dessa forma, o ano foi marcado por muitas aquisições, ampliando ainda mais o já crescente movimento de concentração. Essa realidade também chegou a Londrina, e as novas operadoras estão dispostas a conquistar clientes mostrando-lhes as vantagens de produtos com rede própria, especialmente os baixos custos que conseguem praticar.

Enfrentar esse novo cenário, altamente competitivo, será um dos grandes desafios a serem vencidos pela Unimed Londrina em 2021. Outra questão que exigirá bastante esforço será garantir o recebimento dos reajustes dos planos, que foram suspensos em 2020. Ao mesmo tempo, a Cooperativa terá de lidar com a ampliação no rol de procedimentos determinada pela ANS, que impactará no custeio das operadoras. Mas ainda resta a esperança de que a vacina contra o novo coronavírus finalmente chegue para todos e assim a vida comece a retomar seu ritmo, nesse ano tão especial da comemoração dos 50 anos da Unimed Londrina.

Receitas com
Mensalidades

A Unimed Londrina encerrou o exercício de 2020 com uma receita oriunda de mensalidades no total de

R$ 729.022.497,65
Esse valor representa um crescimento de 6,6% em comparação com o resultado apurado em 2019. O resultado desse índice foi afetado pela suspensão dos reajustes por parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A Unimed Londrina fechou 2020 com 187.057 beneficiários em sua carteira de planos de saúde. O número ficou 0,62% maior em relação ao ano anterior. Os planos individuais e familiares (PF) somaram 84.238 clientes, número 1,48% menor do que o registrado em 2019 (85.501). A carteira de clientes nos planos coletivos totalizou 102.819 vidas, que representa um crescimento de 2,41% sobre o volume registrado no ano anterior (100.400 vidas).

Reajustes
de Planos

Em 2020, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da cobrança de reajuste por faixa etária nas parcelas de setembro a dezembro para todas as modalidades de planos de saúde. Aqueles que já tinham sido reajustados, entre janeiro e agosto de 2020, foram compensados recebendo as parcelas entre setembro e dezembro com valores anteriores ao reajuste. A medida também suspendeu os reajustes anuais dos contratos com datas-bases de maio até dezembro.

Market
Share

A participação de mercado da Unimed Londrina em sua área de atuação ficou em 57%. Outras Unimeds têm uma participação de 16% na mesma área. Portanto, o Sistema Unimed tem um alcance de 73% de Market Share nos municípios da área de abrangência da Unimed Londrina. Os números foram divulgados pela ANS em dezembro de 2020.

Índice de
Sinistralidade

Em 2020 a Unimed Londrina registrou um índice de sinistralidade de 81,48%, abaixo da meta para o ano e menor que os índices que a operadora tradicionalmente atinge. Os dois componentes da sinistralidade foram fortemente afetados em 2020 por eventos relacionados à pandemia. As receitas de mensalidade sofreram influência pela suspensão dos reajustes e os custos assistenciais foram significativamente menores em função da queda na demanda por serviços de saúde.


Indicador de Representatividade das Despesas Administrativas

Em 2020, o indicador de representatividade das despesas administrativas da Unimed Londrina ficou em 8,27%. O resultado é o menor apurado desde que o índice passou a ser calculado pela Cooperativa.


Liquidez

O índice de Liquidez Geral (curto e longo prazo), em 2020, atingiu 1,70 (em 2019 foi de 1,59). O ativo no fechamento de 2020 era financiado por 47% do capital próprio.

Patrimônio
Líquido e
Capital Social

A Unimed Londrina encerrou 2020 com um patrimônio líquido de R$254.078.435,90, valor 20,5% maior do que o registrado no ano anterior. O capital social da Cooperativa, que integra esse patrimônio líquido, foi de R$ 139.030.662,00, o que representa um crescimento de 8,7% sobre o saldo de 2019.

Juros sobre Capital

Em 2020, foram creditados 12% de juros sobre capital dos cooperados, que somaram R$ 15.360.846,00.

Diretoria Executiva

Omar Genha Taha
Diretor Presidente

Sérgio Humberto Parreira
Diretor Administrativo

Éderson Crippa
Diretor de Provimento em Saúde

Antonio Carlos Valezi
Diretor de Mercado

Rubens Martins Junior
Diretor de Relacionamento com o Cooperado

Conselho Técnico

Jorge Mali Junior

Inês Paulucci Sanches

Celso Fernandes Junior

Luiz Carlos Miguita Junior

Fábio Ferreira Lehmann

Conselho Fiscal

Edison Henrique Vannuchi

Issao Yassuda Udihara

Elísio Vieira de Almeida Junior

Pedro Miguel Asperti

Danilo Malucelli

Leandro Suzuki Brambila

Coordenadores Regionais

Agamennon Newton Paduan | Porecatu

Bruno Rodrigues Casimiro | Cambé

Edmundo Aparecido Bittencourt | Ibiporã

Edson Luiz Consalter Melo | Colorado

Evaldo Américo Galhardo Sanches | Arapongas

Sérgio Luis Rossi | Rolândia

Waldner Lima de Oliveira | Bela Vista do Paraíso



Novo prédio da Clínica Multiprofissional e da Clínica de Oncologia

Em 2020, a Unimed Londrina ampliou os serviços da Clínica Multiprofissional, que passou a funcionar em 3 de novembro em seu novo endereço (Avenida Ayrton Senna, 555). A nova estrutura ocupa do segundo ao quarto andares do edifício onde foi instalada. Com a mudança, a Clínica Multiprofissional pode ampliar seus atendimentos de Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, e passou a oferecer atendimento em Fisioterapia. A moderna estrutura conta ainda com salas especiais para atendimento na terapia ABA. Em 2020, a Clínica Multiprofissional realizou um total de 44.333 atendimentos. A partir de abril do mesmo ano, o serviço passou a oferecer atendimentos virtuais, que totalizaram no ano 4.826 sessões. O serviço de fisioterapia, que passou a funcionar em novembro, realizou 1.214 atendimentos até o final de 2020.

No quinto e sexto andares do mesmo prédio foi instalada a Clínica de Oncologia e Medicamentos Especiais. Uma estrutura completa e moderna para atender os clientes com excelência. No ano de 2020, a Clínica de Oncologia e Medicamentos Especiais realizou 9.893 sessões com os pacientes.

Participação da

Unimed Londrina

no COESP

A Unimed Londrina integrou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP), instituído pela Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do Decreto nº 334, de 17 de março de 2020. A Cooperativa foi a única operadora de planos de saúde privada a participar do COESP, acompanhando e colaborando, junto com representantes do setor público, nas questões relacionadas ao combate e à prevenção contra a Covid-19 no município e na região.

Compliance

Em 2020, a Unimed Londrina deu continuidade ao Programa de Compliance, uma iniciativa educacional realizada em parceria com o SESCOOP/PR e a PUC/PR. Mesmo com a pandemia, o grupo conseguiu realizar a atualização e a evolução da matriz de riscos da Cooperativa, e deu início à atualização do Código de Conduta, além de definir as ações que serão desenvolvidas em 2021, como focar nas resoluções normativas da ANS, nos processos internos e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Adequação à LGPD

Em janeiro de 2020, a Unimed Londrina deu início ao processo de implantação da Governança de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
O objetivo foi preparar a Cooperativa para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709, de agosto de 2018), que entrou em vigor em 17 de setembro de 2020. Para isso, uma consultoria externa foi contratada e, a partir do diagnóstico inicial, formou-se o Comitê de Privacidade. Foi nomeado um Encarregado de Proteção de Dados e foi criada a área de Proteção de Dados Pessoais. Com a criação dessa estrutura, foram aprovadas as políticas de privacidade e proteção de dados, realizados treinamentos e iniciou-se a adequação dos contratos. A adequação da Cooperativa à LGPD garantirá maior competitividade no mercado, uma vez que a Singular estará em conformidade com a lei por demonstrar respeito com relação aos dados pessoais de seus públicos.

Novos serviços no
Pronto Atendimento

Em 2020, o Pronto Atendimento (PA) da Unimed Londrina deu início a uma série de novos serviços. No mês de março, foi iniciado o Serviço de Ortopedia, que durante todo o ano realizou 2.458 atendimentos. Também em março, o PA estruturou uma ala respiratória para atender pacientes com suspeita de Covid-19, com 29.410 atendimentos ao longo do ano. Ainda no mesmo mês, começou a funcionar o Ambulatório de Dengue, que realizou 13.899 atendimentos. No mês de setembro, o PA passou a oferecer o serviço de Tratamento de Feridas, que até o final do ano totalizou 733 atendimentos.

Calendário de Saúde Lives mensais

Apesar das limitações impostas pela pandemia, o Calendário da Saúde manteve sua programação ativa, graças à realização de lives e publicações nas redes sociais da Cooperativa. Ao longo do ano foram trabalhados temas relacionados à saúde: #Mude1Hábito, Combate ao Câncer, Dengue, Zika e chikungunya, Acessibilidade, Tabaco, Obesidade Infantil e Doação de Sangue, Saúde no inverno, Amamentação, Saúde Mental e Coração, Câncer de Mama e Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Diabetes, HIV e ISTs.

Juntos, os temas registraram 2.334.224 de visualizações nos canais da Unimed no Youtube e Facebook.

Corrida Virtual Unimed Inspira

Em 2020 a Unimed Londrina realizou pela primeira vez uma corrida no formato virtual. A corrida teve três categorias: 5 km, 10 km e a primeira meia maratona da prova promovida pela Unimed Londrina, com 21 km. A iniciativa visa promover e incentivar a prática de atividades físicas em todas as idades. A ação também teve caráter solidário, com a Unimed Londrina doou um quilo de alimento a cada quilômetro percorrido, somando sete toneladas, que foram distribuídas entre cinco instituições de Londrina e região.

Orquestra Itinerante
de Natal

A Unimed Londrina presenteou a cidade com uma orquestra itinerante. A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina foi posicionada em cima de um trio elétrico que percorreu as principais ruas tocando músicas natalinas, acompanhado de outros dois caminhões decorados. O objetivo da ação foi levar esperança em forma de música para os londrinenses.

Desafio Virtual
de Bike

O Desafio Virtual de Bike também foi um evento que surgiu por conta da epidemia. Com três categorias: 5 km (Kids), 25 km ou 50 km, o evento contou com a participação de 500 participantes e foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, próximo ao aniversário da cidade.

Patrocínios

Em 2020, a Unimed Londrina se manteve como patrocinadora de diversos eventos culturais, esportivos e sociais. Seja por meio de lei de incentivo, patrocínio financeiro direto ou por disponibilização de ambulâncias do SOS Unimed.

Os eventos culturais/sociais que receberam patrocínio da Unimed em 2020 foram: Lidere, Matsuri Daiko, Promoção de Natal Catuaí, Inesco 1 e 2, Prêmio TOP de Marcas, e esportivos, como o time de Basquete, de Handebol e Torneio de Golfe. Os patrocínios via lei de incentivo fiscal beneficiaram o Festival de Música de Londrina, o projeto Plantão Sorriso, a Expo Japão e o projeto Flauta e Fole.

Houve ainda patrocínios com a disponibilização de ambulância do SOS Unimed. Os veículos estiveram presentes em 18 jogos do Londrina Esporte Clube (LEC), nos três dias do evento Super Agro, quatro dias no Bela Safra, no evento Boulevard Running, no Circuito Decathlon Off Road Etapa 1, no Londrisoft Night Run e na Festa da Família Ilece.

Teletrabalho

Teletrabalho

Com o início da pandemia da Covid-19, a Unimed Londrina adotou o regime de teletrabalho com 130 colaboradores. Com empenho e flexibilidade por parte de todos os colaboradores, a produtividade alcançada foi muito positiva no período de transição.

Paralelamente, a Cooperativa já estava com um projeto de Teletrabalho antes mesmo da crise do coronavírus e, em 2020, doze colaboradores alteraram seu contrato para teletrabalho de forma definitiva. Trata-se de um projeto piloto que terá sua efetividade e produtividade avaliadas ao longo de 2021.

 

Pagamento Fixo

Em 2020, a Unimed Londrina concedeu um pagamento fixo para os médicos cooperados ativos. Nos meses de abril, maio e junho de 2020, o pagamento fixo concedido foi de R$ 3,2 mil. Para os meses de julho, agosto, setembro e outubro, o valor foi de R$ 5 mil. Esses pagamentos totalizaram R$ 32,8 milhões.

Adiantamento de Produção

A Unimed Londrina ofereceu aos médicos cooperados a possibilidade de solicitar o benefício do adiantamento de produção. Nos meses de abril, maio e junho, a Cooperativa garantiu aos cooperados uma remuneração mínima de 70% da média da produção mensal até R$ 20 mil. Os adiantamentos de produção somaram R$ 4,6 milhões e puderam ser restituídos à Cooperativa em até 10 vezes, descontados na produção médica.

Índice de Repasse aos Cooperados

A Unimed Londrina registrou o maior percentual de repasse aos Cooperados em comparação com outras singulares de grande porte do Paraná. No mês de dezembro de 2020, o índice de repasse aos Cooperados atingiu a marca de 31,9%, segundo o relatório mensal do Sistema de Indicadores para Análise e Acompanhamento das Singulares do Paraná (SIAS). Entre as operadoras paranaenses de grande porte (acima de 100 mil beneficiários) a média de repasses aos cooperados atingiu 26,2%. Na Regional de Maringá, o índice ficou em 25,3% e na Unimed Curitiba, 24,8%. O percentual de repasse aos cooperados constante no SIAS é calculado com base no montante repassado aos cooperados dividido pelo custo total da Cooperativa.

Reajustes Honorários

Em fevereiro de 2020, a Unimed Londrina reajustou o valor das consultas médicas, que passaram para R$ 105,00 (consultório) e para R$ 96,60 (pronto-socorro). Em agosto de 2020, foram aplicados reajustes nos honorários clínicos e cirúrgicos, que contemplaram os capítulos 1 (com exceção das consultas que já haviam sido reajustadas em fevereiro) e 3 da CBHPM. O valor máximo do reajuste foi de 3,5%, limitado à CBHPM 2016, com valores de outubro de 2017.

Reajustes Retroativos

No fechamento de 2020, a Cooperativa realizou dois pagamentos na forma de reajuste retroativo pontual. Ambos somaram R$ 13,8 milhões. Esse reajuste representou 10% de aumento nos honorários pagos de janeiro a dezembro de 2020 dos atendimentos de clientes da Unimed Londrina pertencentes a planos pré-pagamento.

Distribuição de Sobras

As sobras líquidas apuradas em 31 de dezembro de 2020 somaram R$ 23.665.862,56. Esse montante será destinado pelos cooperados, de acordo com o inciso IV do artigo 14 do Estatuto Social da Unimed Londrina, na proporção das operações que realizaram com a Cooperativa no respectivo exercício.

Campanha da Vacina Tetravalente contra Gripe para Cooperados

Em março de 2020, a Unimed Londrina realizou uma campanha de vacinação contra gripe para os cooperados, oferecendo o imunizante tetravalente gratuitamente para todos os médicos. A campanha também possibilitou a imunização contra a gripe para os dependentes (cônjuges e filhos) dos médicos cooperados, a preços especiais. Foram vacinados 677 cooperados e mais de 800 dependentes. A imunização também foi disponibilizada aos colaboradores.

 

Teleconsulta

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Unimed Londrina ofereceu aos seus médicos cooperados a possibilidade de adotarem a modalidade de atendimento via Teleconsulta. Para isso, a Cooperativa optou pela utilização do software Feegow Clinic, ferramenta que já vinha sendo utilizada desde 2019. A Unimed Londrina assumiu, como benefício, o custo mensal referente à licença de uso do programa, que foi adotado por 82 médicos cooperados. A ferramenta possibilitou a realização de 3.594 atendimentos em 2020.

Eventos On-line

No início do ano foram realizados alguns eventos presenciais. Na reunião Unimed Participe, estiveram presentes 36 cooperados. Em fevereiro, 66 aniversariantes reuniram-se no jantar comemorativo.

A partir de março todos os eventos foram adaptados para a modalidade online. A Assembleia Geral Ordinária (AGO) teve, em sua primeira versão virtual, a maior participação já registrada na história da Cooperativa: 364 médicos cooperados. O evento “Aula Show com Degustação de Cerveja” reuniu, virtualmente, 142 participantes. Em julho, foram enviadas cestas com itens de Festa Julina para cooperados. A palestra “O Catador de Sonhos”, apresentada virtualmente por Geraldo Rufino, evento em comemoração ao Dia do Médico, contou com a participação de 359 cooperados. O evento Unimed Integra reuniu 200 cooperados virtualmente. E em dezembro cooperados receberam uma cesta natalina.

Envio de face shields a todos os cooperados

A Unimed Londrina enviou para todos os seus cooperados, no mês de julho de 2020, face shields para proteção. Estas máscaras de proteção facial também foram disponibilizadas aos alunos do internato do Hospital Universitário e aos colaboradores da Unimed que estavam trabalhando na linha de frente contra o Covid.

Plano para Secretárias

Em 2020, a Cooperativa passou a oferecer duas modalidades de planos de saúde para essas profissionais. Um deles foi o Plano Personal 50, destinado às secretárias que residem em Londrina, Cambé ou em Ibiporã. Já as secretárias que moram em outros municípios da área de abrangência da Cooperativa passaram a ter direito ao Plano Uniforme 50. A Unimed oferece abatimento de 50% da mensalidade e os planos garantem a cobertura prevista no rol da ANS. O benefício permitiu ainda a inclusão de dependentes mediante pagamento da mensalidade integral. Até o final de 2020, o novo plano de saúde teve adesão de 435 secretárias.

Comemoração Dia da Secretária

No dia 7 de outubro a Unimed Londrina promoveu para as secretárias um show de stand up online. Na ocasião, o comediante Bruno Romano abordou de forma leve e descontraída situações do dia a dia das secretárias. As 107 secretárias que participaram do evento concorreram ao sorteio de prêmios.

Pesquisa de Satisfação de Cooperados

Pesquisa realizada em 2020 revelou que o índice de satisfação dos cooperados atingiu 81,6%. O resultado consolida uma tendência de crescimento dos níveis de satisfação entre os cooperados da Unimed Londrina. Os dois pontos positivos mais citados entre os pesquisados foram a gestão da Cooperativa e a preocupação que a Singular demonstra com os cooperados. Já entre os pontos negativos apontados nas pesquisas destacam-se a remuneração e a falta de hospital próprio. Os resultados são um incentivo para que a Cooperativa continue buscando se aperfeiçoar para que siga merecendo avaliações positivas. Por isso, é sempre importante que os cooperados participem das pesquisas de satisfação.

Pesquisa de Satisfação de Clientes

O índice de satisfação do cliente da Unimed Londrina ficou em 91%, conforme revelou pesquisa realizada em 2020. Pouco menos que os 91,5% registrados na pesquisa do ano anterior. Esse reconhecimento também se revela quando os clientes afirmam ao responder o que pretendem em relação ao plano de saúde da Unimed Londrina nos próximos 12 meses: 89,75% declaram que pretendem manter o plano, 5,5% afirmam que pretendem incluir novos dependentes. Apenas 4,5% responderam que pensam em cancelar o plano com a Singular e trocar de operadora, e somente 0,25% deles dizem que podem excluir dependentes do plano. Quando questionados sobre a possibilidade de indicarem o plano da Unimed Londrina para amigos e familiares, numa escala de notas zero a dez, 67,32% avaliaram a possibilidade de indicar com notas entre nove e dez; 28,15% deram nota 7 e 8 para indicação, e 4,52% deram nota entre 0 e 6. Os resultados demonstram que, ao mesmo tempo que utilizam os serviços entregues pela Cooperativa, também o recomendam, em um reconhecimento da qualidade do atendimento prestado pela Unimed Londrina.

IDSS

A Unimed Londrina atingiu o índice 1,0000, que é a pontuação máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dentro de seu Programa de Qualificação de Operadoras (PQO). O IDSS foi anunciado em 2020 e se refere ao ano-base de 2018.

Valor 1000

A Unimed Londrina recebeu o prêmio Valor 1000 em 2020. O prêmio é uma iniciativa do Jornal Valor Econômico, em parceria com a Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da EAESP/Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Maiores & Melhores

A Cooperativa também recebeu, em 2020, o prêmio Maiores & Melhores concedido pela Revista Exame, na categoria Vendas.

Top de Marcas

Em 2020, a Unimed Londrina conquistou o prêmio Top de Marcas na categoria Plano de Saúde. O prêmio chegou à sua 25ª edição e em todas elas a Cooperativa foi a primeira marca de plano de saúde mais lembrada.

Selo de Governança e Sustentabilidade

As ações em Sustentabilidade realizadas pela Cooperativa garantiram a manutenção do estágio ouro do Selo de Governança e Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil, em 2020.

Selo ODS

Em 2020, a Unimed Londrina recebeu o Selo ODS, concedido pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná. O selo é um reconhecimento pelas boas práticas adotadas para a prevenção e combate da Covid-19 e ações pós-pandemia, relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizadas no Estado do Paraná.