Espaço Parto Adequado
No Brasil, estudos indicam que mais de 80% dos nascimentos na Saúde Suplementar acontecem via parto cesárea. Esta realidade está mudando após a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), apoiada pelo Ministério da Saúde, desenvolver um programa de estímulo ao parto adequado, ou seja, para que haja a melhor escolha para cada caso.
A Unimed Londrina está participando de um projeto que tem exatamente este objetivo, de estimular o aumento do parto via vaginal e reservar as cesáreas para os casos em que realmente exista indicação. O projeto busca incentivar mulheres e médicos a definirem que tipo de parto será adotado apenas quando a paciente entrar em trabalho de parto ou após a 39a semana de gestação. Nesta etapa, o bebê normalmente já possui maturidade pulmonar.
O programa também pretende incentivar a redução do número de cesáreas eletivas, muitas marcadas antes das 38 semanas de gestação, para atender a agenda do médico ou a vontade da mãe. É importante destacar que o projeto não limita o parto em apenas vaginal. Ele orienta escolher a melhor opção para o bebê e para a mãe. Lembrar que quando conduzida sem indicação, a cesárea ocasiona riscos desnecessários à saúde da mãe e do bebê, aumentando a morbidade e os riscos de morte para ambos.
Precisa de ajuda?
Caso tenha dúvidas, você pode consultar nossa seção de dúvidas frequentes, ou entrar em contato.
Consulte agora