O Hospital Unimed será um grande empreendimento para Londrina e região e está sendo projetado com foco no que há de mais moderno, tanto na parte estrutural quanto na tecnológica.
De acordo com o arquiteto Nélson Schietti de Giácomo, responsável pelo escritório contratado para fazer o projeto, o hospital será construído em estrutura metálica, o que possibilita uma “obra limpa” e com menor tempo de execução. “A parte metálica é produzida na indústria e as peças chegam prontas ao terreno para a montagem. Este processo é rápido e evita o desperdício de materiais, já que não há necessidade de construir as caixarias de madeira, como no sistema construtivo em concreto”, explica.
Conforme ele, o olhar sustentável sobre o empreendimento começa na obra e este é um dos pontos que foram observados pela equipe na concepção do projeto. “Estamos construindo um hospital que inicialmente terá 150 leitos, mas a estrutura de apoio está sendo dimensionada para atender possíveis ampliações, caso sejam necessárias futuramente”, afirma.
Giácomo explica que uma das solicitações do grupo de trabalho e da equipe de projeto foi que o hospital tivesse uma atenção para os fluxos de trabalho e este é um dos diferenciais. “Teremos uma entrada independente para atendimento referenciado de pacientes na avenida dos expedicionários. Na avenida lateral, faremos a recepção principal e haverá um terceiro acesso, pelos fundos, para os serviços de apoio como abastecimento, cozinhas, entre outros”, destaca o arquiteto.
O gerente do projeto, Lucas Gianolla, afirma que outro ponto importante é a relacionado à questão ambiental. “As equipes estão verificando sobre a reutilização de água da chuva e a instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar”, explica.
O modelo de arquitetura proposto para o Hospital Unimed que será construído em Londrina é diferenciado em relação aos demais Hospitais Unimed Brasil afora. “Agregamos nesta discussão a implantação de estrutura para a construção futura de um heliponto, para agilizar o transporte de pacientes. Também temos um olhar direcionado para a ambientação dos espaços, que serão voltados ao conforto e bem-estar de todos os envolvidos”, acrescenta Dr. Ricardo Marinho Teixeira, integrante do grupo de trabalho de construção do hospital.
A Unimed Londrina, juntamente com a Giácomo Arquitetura, produziu um vídeo para apresentar o projeto básico do hospital. Clique aqui para assistir.