Loading…
teste

Palavra do Presidente

A importância da Verticalização

Nos últimos anos, a Unimed Londrina vem obtendo bons resultados econômicos, inclusive promovendo a distribuição de recursos aos Cooperados em volume considerável, graças a uma gestão equilibrada e conservadora. Existem dois riscos importantes para a Cooperativa que devem ser compartilhados: o primeiro está relacionado à entrada de fortes concorrentes no setor, altamente capitalizados e que, inclusive, já têm a nossa região no mapa de seus futuros negócios; o outro risco, já conhecido por todos nós, é o crescimento exponencial dos custos assistenciais, ou seja, o valor que efetivamente é gasto para prestarmos os serviços contratados pelos beneficiários.

Já sabemos que hoje os custos que têm maior impacto são os custos relacionados a despesas hospitalares, aquisição de órteses e próteses, materiais e medicamentos de alto custo, dentre outros. As nossas equipes têm trabalhado arduamente no sentido de reduzir esses custos, e cada centavo economizado é repassado ao Cooperado na forma de honorários. Entretanto, existem limites para esse controle, quando a nossa rede de prestadores hospitalares é totalmente terceirizada. Ficamos, literalmente, na mão daqueles que estão vendendo esse tipo de serviço.

Por outro lado, essa é a principal estratégia dos concorrentes: estruturam serviços próprios, como hospitais e ambulatórios, e pagam pouco para o médico, tendo um custo assistencial muito menor. Assim, podem concorrer com preços muito abaixo do mercado e acabam entrando em localidades onde a Unimed tradicionalmente sempre foi hegemônica.

Como combater isso? Como atuar neste setor, mantendo o nosso modelo Cooperativo que prioriza o honorário médico? Por meio da verticalização. A verticalização da Cooperativa pode ser feita de várias maneiras. A mais comum é construindo estruturas hospitalares e/ou ambulatoriais. Outra forma é participar de projetos onde a Cooperativa possa fazer gestão da estrutura hospitalar. Este modelo é mais atual e moderno e não necessita de nenhum tipo de investimento em construção e equipamentos.

É exatamente o modelo de parceria que estabelecemos recentemente com a empresa que se propõe a instalar um hospital em nossa cidade: a For Life Healthcare (FLH). Nessa parceria, a FLH se compromete contratualmente a implantar um hospital e nós, da Unimed, nos comprometemos a credenciá-lo quando ficar pronto. A partir daí, teremos direito a participar efetivamente da gestão, sem comprometimento de custo algum para a Cooperativa.

Exigência que eles fazem a partir do momento em que o Hospital estiver pronto: encaminharmos um volume de internações proporcional à necessidade que o Hospital terá em atingir seu ponto de equilíbrio econômico financeiro. Isso começa com 54% da ocupação do Hospital (primeiro ano), até atingir 73% no quarto ano de contrato. Os estudos realizados demonstram claramente tanto a demanda reprimida como o crescimento das internações. Quem consegue internar facilmente pacientes hoje em Londrina?

Estamos realizando várias reuniões para explicar detalhadamente esse tipo de contrato e certamente você, Cooperado, foi convidado a participar de alguma. Essas reuniões são preparatórias para discussão do assunto em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que foi proposta por um grupo de Cooperados e será convocada pela Diretoria.

Venha participar das reuniões e faça contato com a sua Cooperativa. Será uma boa oportunidade para demonstrarmos os benefícios que esse tipo de parceria e a verticalização em si trazem para a Unimed.

Saudações Cooperativistas 

Omar Genha Taha

Presidente Unimed Londrina