Loading…
teste

Cooperados já podem participar do Programa de destinação do IR para projetos culturais e sociais

A Unimed Londrina convida os cooperados a participarem do Programa Unimed de Incentivo à Destinação do Imposto de Renda (IR). O programa é voltado apenas para pessoas físicas (cooperados e colaboradores da Cooperativa) e visa destinar parte do IR a projetos culturais e sociais aprovados pela Lei Rouanet. Nesses casos, é necessário que o que contribuinte opte pela Declaração Completa, que permite a destinação de até 6% do valor devido. 

Segundo a gerente de Responsabilidade Social da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, para saber qual valor pode ser doado, o contribuinte deve observar a última linha da Declaração do IR do ano anterior. “Onde se lê ‘Imposto Devido’, deve-se aplicar o índice de 6%. Uma forma segura para fazer a doação é consultar o contador”, recomenda.

Neste ano, o programa selecionou 15 projetos culturais e sociais, três a mais do que os beneficiados em 2018. Todos os projetos são desenvolvidos na área de abrangência da Cooperativa. No ano anterior, 52 contribuintes, entre cooperados e colaboradores participaram da iniciativa, foram beneficiados 12 projetos e o valor total arrecadado foi de R$ 189 mil.

Foram beneficiados os seguintes programas: Solidariedade Sempre, Plantão Sorriso, Faukener no Brasil, Instituto ADAMA, Guarda Mirim, Viola Caipira, Projeto SOU Arte, Festival de Música de Londrina, Festival Unicanto de Corais,  Flauta e Fole, Expo-Japão e Série Palcos Musicais. Para este ano, foram incluídos três novos projetos: Batuque na Caixa, Concurso de Desenho e Projeto Crescer.

O cirurgião e endoscopista do aparelho digestivo, Reinaldo Morioka foi um dos doadores de parte de seu Imposto de Renda para o Programa no ano passado. Ele afirma que foi a primeira vez que participou, e que pretende destinar os recursos novamente neste ano. A esposa dele participa da associação Solidariedade Sempre, e resolveu destinar o IR para fomentar o trabalho do projeto. “No nosso país, infelizmente, o imposto de renda não tem a destinação adequada para a população, e o programa é uma forma da gente acompanhar a utilização destes recursos”, comenta. 

Segundo a gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, os cooperados interessados em participar do Programa Unimed de Incentivo à Destinação do Imposto de Renda devem entrar em contato com a Área de Relacionamento com o Cooperado e Rede pelo fone 3375-6260 ou pelo Whatsapp 99949-6861.