Loading…
teste

PA adéqua estrutura e fluxo de atendimento para atender casos de Covid-19

No último dia 31 de março, o Pronto Atendimento da Unimed Londrina (PA) iniciou as adequações de sua estrutura para atender os pacientes com sintomas do novo coronavírus. Dentre elas, a implantação de duas novas alas (adulta e infantil) dedicadas às Síndromes Gripais e Síndromes Respiratórias Agudas Graves e a mudança no fluxo de atendimento.

Segundo a gerente do PA, Madalena Ramos, a medida visa separar os pacientes com sintomas respiratórios dos demais casos, conter a proliferação da Covid-19 e identificar adequadamente as situações mais graves da doença. "A nossa maior preocupação, neste momento, é o paciente ser atendido com segurança, da mesma forma que toda nossa equipe que atende esse paciente esteja protegida, evitando a contaminação", reforça a gerente.

Com as novas medidas de segurança, o PA atualizou o fluxo de atendimento. O processo de triagem dos pacientes se inicia na porta da recepção. Com a presença de sintomas respiratórios, o cliente será encaminhado para a Recepção Respiratória, situada na atual recepção principal. Já os demais casos serão direcionados para a Recepção Geral, que fica na entrada das urgências, ao lado da USG (ultrassonografia).

Da Recepção Respiratória, o paciente seguirá para a ala correspondente (adulto ou infantil). A Ala Respiratória Adulto fica na antiga UDC (Unidade de Decisão Clínica) adulto e Ala Respiratória Infantil, na antiga pediatria e UDC pediátrica. "Nestes locais, o paciente será submetido à classificação da enfermeira, consulta médica, exames, medicação, encaminhamentos e alta", explica Madalena. "Essas alas foram instaladas em locais apropriados e com profissionais devidamente preparados e paramentados", acrescenta.

Pela Recepção Geral, onde são atendidos os demais casos, o paciente seguirá para a sala de espera correspondente (ambas na atual sala de espera adulto). Lá, o cliente receberá a classificação conforme o Protocolo de Manchester e aguardará atendimento médico no consultório correspondente: Ortopedia, no consultório 1; Pediatria, no consultório 3; e Clínica Médica, nos consultórios de 4 a 7. "Quando houver necessidade de medicação, o paciente será encaminhado para UDC correspondente (adulto e infantil), ambas situadas no 2º andar, onde ficava a oncologia", detalha a gerente.

Além de casos suspeitos da Covid-19, o PA vem atendendo pacientes infectados por um vírus bastante conhecido: a dengue. Para se adequar a demanda crescente, a unidade inclusive inaugurou em março um ambulatório temporário destinado a pacientes com casos confirmados de dengue que precisam de retorno médico. A unidade fica na Rua Souza Naves, 1265, 1º andar. O horário de atendimento é de segunda a domingo, das 7h30 às 17h.