Loading…
teste

Doenças do coração e saúde bucal: qual a relação entre elas?

Existem alguns tipos de cuidados com a saúde que são muito conhecidos e propagados. Como, por exemplo, atividades físicas, dieta equilibrada e cuidado com a saúde mental.

Embora sejam cuidados essenciais à nossa saúde, ela é mais complexa do que isso. Mantê-la em bom estado exige atenção também com outras funções corporais. Uma delas é a saúde bucal.

No Brasil, ainda estamos longe de disponibilizar para a população um acesso total ao tratamento dentário. De acordo com dados do IBGE e Ibope, 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco delas têm entre 25 e 44 anos. A pesquisa ressalta ainda que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos.

Esses são os indicadores de falta de tratamento, mas evidenciam, sobretudo, a falta de prevenção com relação à saúde bucal.

E a falta de cuidado com os dentes pode gerar diversos problemas de saúde. Entre eles, gengivite, placa bacteriana, tártaro, mau hálito, câncer de boca e língua, além de infecções bacterianas que podem chegar até o coração, causando Endocardite, um problema que nem sempre é conectado à saúde bucal, porém a maioria dos diagnósticos da doença relata um histórico de má higienização dos dentes.

A Endocardite consiste na infecção do revestimento interno do coração, o endocárdio e das válvulas cardícas, provocada por bactérias ou vermes, resultando em uma inflamação.

Esses agentes que causam a Endocardite podem, entre muitos outros fatores, serem originários da boca por conta da falta de higiene bucal. Apesar de ser considerada uma doença cardiovascular mais rara, a Endocardite pode gerar diversas consequências ao organismo, desde infarto, insuficiência cardíaca, infecções em órgãos até o óbito.

Para evitar que a falta de cuidado com a saúde bucal traga consequências à saúde, o melhor caminho é a prevenção. Mudar de hábitos faz toda a diferença. Mantenha uma higienização bucal adequada e faça visitas ao dentista a cada seis meses. Além disso, outras tarefas que você pode adotar em sua rotina são:

- Higienizar seus dentes logo ao acordar;

- Ter uma rotina de higiene noturna;

- Usar fio dental todos os dias;

- Trocar escova de dente a cada três meses;

- Escolher bem os tipos de alimentos que consome.

Sobre a Unimed Londrina:

A Unimed Londrina é uma cooperativa de trabalho médico que oferece assistência na área da saúde, atuando em Londrina e em outras 27 cidades do norte paranaense.

Para oferecer a seus clientes o acesso completo a saúde, foi criada a Unimed Odonto,  a operadora odontológica do Sistema Unimed sob gestão da Seguros Unimed. Com atuação desde 2009 e uma carteira com mais de 450 mil beneficiários, mantendo representatividade em todo território nacional.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed Odonto se mantém, historicamente, nas melhores faixas do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Ela trabalha com flexibilidade e conta com um portfólio de produtos com planos para pessoas físicas e para pessoas jurídicas, com preços competitivos e justos, com mais de 22.000 opções de atendimento.

Leia também: Saiba mais sobre a Unimed Odonto.