Loading…
teste

Amamentação: quais são os benefícios para os bebês e para as mamães?

O anúncio da chegada de um filho é uma mistura de sensações. Trata-se do início de uma jornada repleta de descobertas, aprendizados e muito amor. 

Amamentar é um dos grandes desafios. Este momento é mágico e traz uma ligação única entre as mães e seus bebês. Apesar de ser algo natural e instintivo, o ato de amamentar deve ser aprendido e a preparação para este momento é fundamental.

Pensando em te ajudar, preparamos esse texto com algumas informações e dicas sobre o tema. Confira!

Por que amamentar? 

O leite materno é considerado o “alimento perfeito” para os primeiros anos de vida do seu bebê. Seja pela sua composição (Proteínas, Cálcio, Ferro, Gorduras boas e Vitaminas) em quantidade ideal para o desenvolvimento da criança ou por sua característica de “adaptar” a sua composição conforme a necessidade do organismo. 

Por isso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o aleitamento materno exclusivo deve ser priorizado até o sexto mês de vida e complementado até dois anos ou mais, juntamente com a introdução alimentar.

Quais são os benefícios do leite materno? 

Os principais benefícios do leite materno para o bebê são:

- Fortalecimento do sistema imunológico

- Evita diarreias constantes

- Evita infecção respiratória

- Diminui o risco do desenvolvimento de alergias

- Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e até diabetes na idade adulta

- Reduz a chance de obesidade

- Proporciona melhor nutrição

- Tem efeito positivo no desenvolvimento da inteligência

Se engana quem pensa que é só o bebê que tem benefícios com o processo de aleitamento. As mães também são beneficiadas, principalmente por estarem em um momento de alteração na produção hormonal e no organismo. Confira alguns benefícios:

- Reduz o risco de diabetes, assim como o desenvolvimento de câncer de mama e ovário

- Auxilia na perda de peso mais rápida após o parto

- Contribui para que o útero volte ao tamanho normal

- Ajuda a diminuir os riscos de anemia e hemorragia

Cuidados durante a amamentação

Enquanto a mulher estiver amamentando, é fundamental que ela cuide bem da sua saúde. Por isso, durante os anos de amamentação, fique atenta: 

- Tenha uma alimentação saudável

- Beba muita água, de 2 a 3 litros por dia

- Evite cigarro e bebidas alcoólicas

- Evite medicamentos contraindicados, sempre converse antes com o seu médico

- Cuide das mamas e busque ajuda em qualquer sinal de desconforto

- Descanse sempre que possível

Você sabe quais são os melhores cuidados para os bebês?

Pensando em sanar esta dúvida, criamos um Quiz para avaliar o seu nível de preparo para os cuidados com o bebê, principalmente se você for uma mãe de primeira viagem, mas não se preocupe com o seu desempenho. Ao concluir a dinâmica, você receberá um e-book com dicas valiosas. Caso queira se aprofundar ainda mais, nós podemos te ajudar com o nosso Curso para Gestantes, gratuito para clientes Unimed Londrina.

Curso de Gestantes da Unimed Londrina 

A Unimed Londrina oferece vários programas para te ajudar a passar por esse desafio que é a Maternidade, um deles é o Curso para gestantes. 

O programa, oferecido pela equipe da Unimed Saúde, tem o objetivo de incentivar um pré-natal completo e todos os cuidados que resultem em uma gestação tranquila, saudável e com mais qualidade de vida.

O curso para gestantes ajuda a sanar dúvidas, minimizar ansiedades e a se preparar para receber o bebê da melhor forma possível. 

Para participar, não é necessário encaminhamento médico, basta ser cliente da Unimed Londrina e possuir o opcional obstétrico no plano. Para fazer a sua inscrição, clique aqui e preencha o formulário que a nossa equipe entrará em contato o quanto antes.