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Café e água na medida certa

Considerada por muitos uma “fiel companheira” para combater o cansaço, a cafeína contida naquele cafezinho inocente também pode ser vilã. Quando ingerida em quantidades exageradas, a substância pode causar danos à saúde. O alerta é da nutricionista Danielle Schimidt Costa, da Clínica Multiprofissional da Unimed Londrina, que também chama a atenção para a importância do consumo regular de água.

Quanto à cafeína, ela observa que pesquisas recentes indicam que o consumo excessivo da substância pode provocar overdose, com sintomas como pulso acelerado ou irregular. “Além disso, a pessoa pode apresentar vômito, diarreia, espasmos musculares e letargia”, comenta a nutricionista.

Segundo ela, estudos indicam que o consumo diário de cafeína para adultos sem nenhuma sensibilidade à substância deve ser de no máximo 400 mg. Isso equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo corporal. “Uma mulher, por exemplo, com 65 kg poderia ingerir duas a três xícaras (120 ml) de café por dia”, afirma. Ela observa que, além do café, a cafeína está presente nos chás (preto, verde e mate), refrigerantes, energéticos e chocolate.

Já o consumo de água, segundo a nutricionista, é fundamental para o bem-estar físico e psicológico. “Apesar de representar apenas 2% do peso corporal, o cérebro exige 20% da circulação sanguínea do corpo, necessitando de níveis corretos de água no organismo”, comenta.

Danielle diz que a quantidade de água indicada para cada um depende de alguns fatores. Ela ensina um cálculo simples: para saber a necessidade de água ao dia que você deve ingerir, multiplique 30 ml por kg de peso. Por exemplo, um adulto que pesa 85 kg deveria consumir 2.550 ml de água por dia (85 kg x 30 ml).


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