Loading…
teste

Como garantir mais saúde e bem-estar no verão

O verão é uma das estações mais esperadas do ano. Isso porque é época de férias, de praticar esportes, viajar e de muita diversão ao ar livre. E claro que os cuidados com a saúde não tiram férias e devem permanecer neste período.

Para aproveitar o clima de calor, alguns hábitos são essenciais para que você e sua família possam se divertir sem preocupações futuras.


Cuide da sua pele

Os cuidados com a pele precisam ser redobrados no verão. Então, lembre-se de fazer uso regular e correto do filtro solar, roupas com fator de proteção ultravioleta, chapéus, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h onde predominam os raios UVB e sempre escolher ambientes ao ar livre que ofereçam sombra.

Vale lembrar que a falta de protetor solar é muito prejudicial à saúde, podendo levar ao surgimento de câncer de pele.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele no geral. A maioria tem relação direta com a exposição ao sol.

Use filtro solar com ampla proteção e no mínimo FPS 30. Aplique uniformemente e em

quantidade que cubra toda a superfície da pele que será exposta ao sol, pelo menos 20 minutos antes da exposição.

Também é muito importante fazer a reaplicação a cada duas horas.

Em crianças, o protetor solar é indicado a partir dos seis meses de vida e com formulações apropriadas para faixa pediátrica.


Mantenha-se hidratado

Um dos principais cuidados no verão é a hidratação. As altas temperaturas aumentam a transpiração e perda de sais minerais, ocasionando em desidratação. Por isso, não se esqueça de sempre levar uma garrafinha de água com você.

O verão também é perfeito para apostar em frutas com mais líquidos, sucos naturais sem açúcar, chás gelados e água de coco.

E atenção com o álcool. Algumas bebidas alcóolicas são geladas e tentadoras no verão, mas o seu consumo excessivo pode gerar perda de líquido no organismo e, consequentemente, desidratação.


Uso de óculos escuros

Além da pele, a exposição ao sol também faz mal para a retina e nem todos os óculos comercializados têm filtro contra os raios solares.

O uso inadequado dos óculos de sol pode ter uma ligação com o aparecimento de pterígio e o desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), enfermidade mais frequente em pacientes idosos. A doença depende de fatores genéticos e de alterações secundárias vinculadas à questão ambiental, como o tabagismo, a hipertensão e à incidência de raios nocivos na retina.

Vale destacar que a DMRI ocorre em uma parte da retina chamada mácula (na região central) e que leva a perda progressiva da visão central, uma das causas mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos. Muitas pessoas não sabem que têm a enfermidade até que tenham um problema na visão perceptível ou até que a doença seja diagnosticada em consulta.

O uso de óculos escuros, boné e chapéu são consideradas medidas significativas para a prevenção contra os efeitos dos raios solares à visão. Porém, a população deve ficar atenta na hora de comprar os produtos e, no caso dos óculos, obedecer a alguns critérios básicos, como:

- Ficar atento à proveniência e qualidade dos óculos, observando resistência e material utilizado em sua fabricação;

- Solicitar lentes com proteção UVA e UVB;

- O modelo deve proteger toda a área dos olhos, visando diminuir a incidência de raios solares na região ocular;

- Caso seja praticante de esportes ao ar livre, utilize óculos especiais para a modalidade em questão, como natação, corrida e ciclismo, entre outros.


Atenção à dengue

Além das altas temperaturas, o verão também é lembrado pelo alto índice de chuvas intensas. Trata-se de um dos períodos do ano com mais transmissão de dengue devido ao acúmulo de água.

É importante evitar água parada nos jardins e quintais, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Para prevenir a picada do mosquito, use repelentes à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de Icaridina nas partes expostas do corpo. O uso deve seguir as indicações do fabricante em relação à faixa etária e à frequência de aplicação.

Esses repelentes também são seguros para gestantes, quando usados de acordo com as instruções.

Em crianças menores de 2 anos, peça a indicação do seu médico de confiança. Para crianças que possuem entre 2 e 12 anos de idade, recomenda-se concentrações de até 10% de DEET, no máximo 3 vezes ao dia.

Além disso, a vacina contra a dengue é uma proteção essencial. Na Clínica de Vacinas da Unimed Londrina, há imunizantes voltados para pessoas de 4 a 60 anos, que tiveram dengue ou não. Trata-se de uma recente conquista no campo da imunização. Mais informações pelo (43) 3375-5050 (opção 2).


Pontos importantes sobre os cuidados no verão

Crianças e idosos sempre precisam de mais atenção nesta época do ano. Portanto, incentive a hidratação, controle a exposição ao sol e tenha máximo cuidado com as picadas de insetos.

Também é fundamental cuidar da alimentação. Opte por refeições leves e naturais. Coma frutas, legumes e verduras para auxiliar na hidratação e repor sais minerais. O Ministério da Saúde recomenda priorizar alimentos in natura ou minimamente processados.

Agora é só seguir as dicas, curtir o verão e amar a proteção. Aproveite cada momento, mas leve o cuidado com você.