Loading…
teste

Por que se vacinar contra a Herpes Zóster?

A Herpes Zóster, popularmente conhecida como cobreiro, é uma doença que chama a atenção pela maneira que se manifesta no nosso corpo.

Quando adquirimos a varicela na infância, o vírus dessa doença fica adormecido no nosso organismo e os nossos anticorpos se encarregam de desativá-lo.  Contudo, durante a vida adulta, principalmente após os 50 anos, com o enfraquecimento do sistema imunológico, pode ocorrer a reativação do vírus, desencadeando a doença Herpes Zóster.

Quando o vírus é reativado, ele se desloca através das fibras nervosas até a pele, provocando ulcerações dolorosas. Além das lesões, pode ocorrer ainda sensação de formigamento, agulhamento, adormecimento, ardor, coceira local, dor de cabeça e mal-estar.

As razões para o enfraquecimento do sistema imunológico que desencadeia a doença são diversas, entre as principais: baixa imunidade, algum tipo de câncer, trauma local, cirurgias da coluna ou sinusite frontal.

Caso não seja tratada, a Herpes Zósters pode trazer complicações para o organismo. Uma delas é a neuralgia pós-herpética, em que a dor pode durar de semanas até meses após o aparecimento das lesões. Quando acomete nervos da face, a doença  pode levar à combinação de paralisia facial periférica e rash no pavilhão auditivo, distorção da face, lesões na ponta e asa do nariz e até comprometimento ocular.

De forma geral, a erupção que surge na pele acontece de forma gradual entre 2 e 4 dias e em até 4 semanas formam crostas, evoluindo para cura.

O diagnóstico costuma ser clínico por meio do relato do paciente e da avaliação das lesões.

A boa notícia é que já existe vacina para prevenir a Herpes Zóster.  Ela é indicada para pessoas com mais de 50 anos, sendo feita em dose única na vida, reduzindo o risco de ocorrência em 69,80%, além de diminuir a incidência de neuralgia pós-herpética em 57%.

A contraindicação fica para os pacientes que possuam alguma condição que leve a imunossupressão.  Pessoas abaixo de 50 anos que queiram tomar a vacina devem apresentar prescrição médica.

Durante o mês de julho, a vacina contra Herpes Zóster estará com valor promocional na Clínica de Vacinas da Unimed Londrina: de R$ 470 para R$ 430 em até 2x.

A Clínica de Vacinas Unimed Londrina fica na Rua Souza Naves, nº 999. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h, e aos sábados, das 08h às 14h. Há estacionamento gratuito em frente à clínica, na Rua Souza Naves, nº 1.018.

Em Arapongas, o atendimento ocorre todas as sextas-feiras, das 9h às 12h, na Rua Eurilemos, nº 756.

Para mais informações, ligue 3375-5050 (opção 2).