Loading…
teste

Doar sangue: cada gota conta

O dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para celebrar essa data tão importante, a Unimed Londrina, por meio da campanha Calendário da Saúde, cujo tema em junho será sobre doação de sangue, gostaria de fortalecer a importância de realizar esse ato.

Segundo o Ministério da Saúde, com apenas uma doação, você pode salvar até três vidas. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso de muito para se tornar um doador.

Para ser doador é preciso:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);

- Pesar, no mínimo, 51 kg na balança do HEMEPAR;

- Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

- Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação);

- Realizar uma consulta no Hemocentro, quando será realizada uma triagem.

Para manter o estoque adequado do banco de sangue, quanto maior o número de doações, melhor. O ideal é que cada pessoa doe sangue duas vezes ao ano pelo menos. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 4 doações, e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações.

Em Londrina, você pode realizar a sua doação no Hemocentro Regional, localizado na Rua Claudio Donizeti Cavalliere, nº 156, Jardim Aruba. No local, a coleta é realizada de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30, aos sábados, das 8h às 17h30. Para mais informações, ligue para (43) 3371-2218.