Loading…
teste

Descarte de lixo e material reciclável exige cuidados durante pandemia

A pandemia do novo coronavírus exige de todos nós cuidados redobrados com a higiene. Em consultórios e clínicas médicas a atenção deve ser ainda maior.  O descarte do lixo convencional deve seguir as normas já previstas pela Anvisa e o material reciclável também pode continuar sendo destinado para os recicladores normalmente.

Segundo a professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Resíduos (NINTER) da UEL, Danielly Negrão Nogueira, essas recomendações devem ser seguidas caso o consultório ou a clínica nãotenha recebido nenhum paciente com suspeita e sintomas de Covid-19 ou ainda casos confirmados da doença.

Ela observa que esses pacientes não deveriam ser atendidos em consultórios e clínicas médicas, mas sim nas UPAs e hospitais de referência. No entanto, alerta a professora, caso algum paciente com suspeita ou confirmação da doença provocada pelo novo coronavírus, passe pelo consultório, todo o material com o qual ele teve contato deve ser descartado separadamente, seguindo rígidas normas de segurança. Esta medida de segurança deve ser seguida para proteger a saúde das pessoas que trabalham com a coleta de material reciclável.

Nesse caso, o material, reciclável ou não, que tenha entrado em contato com esse paciente, deve ser descartado de acordo com as normas previstas para o descarte de materiais contaminantes. De acordo com documento editado pela Comissão de Estudos Especiais de Resíduos de Serviços de Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CEE 129 ABNT), os resíduos com suspeita de contaminação devem ser acondicionados em sacos vermelhos (duplo, para maior segurança, até o final da pandemia).

Para o fechamento dos sacos, deve-se dar preferência ao lacre, ou duplo nó. Dessa forma se garante um melhor fechamento e isolamento do material dentro do saco. Esse saco deve ser identificado com o símbolo de substância infectante e recolhido por empresas especializadas, que já fazem este tipo coleta. Após manusear o material não se esqueça de lavar as mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos.