Loading…
teste

Imunize-se contra a dengue na Clínica de Vacinas

A Clínica de Vacinas da Unimed Londrina recebeu nesta semana a vacina da dengue. A imunização protege contra os quatro sorotipos da doença existentes e estava em falta no estoque da unidade desde outubro de 2019.

A vacina contra a dengue é uma das formas para prevenir a manifestação do vírus, principalmente suas formas mais graves. “A vacina é indicada para pacientes com idade entre 9 e 45 anos e somente para aqueles que já contraíram a doença”, comenta Zenaide Leão, gerente de Negócios da Unimed Londrina. “O esquema vacinal é composto por três doses, com intervalo de seis meses entre elas (0, 6, 12)”, completa.

O valor da vacina é de R$ 250 à vista ou R$ 265 em até cinco vezes. Vale lembrar que esta vacina só previne contra o vírus da dengue, não garantindo imunização contra outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como Zika Vírus e Chikungunya. Dessa forma, mesmo com a imunização, as ações de prevenção devem ser diárias tantos nos ambientes domiciliares como em locais de trabalho e áreas públicas.

Números da doença no PR

O Paraná entrou em estado de epidemia de dengue em março. De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), divulgado no último dia 7 de abril, o estado registrou em uma semana 14.527 novos casos e 9 mortes, sendo uma em Londrina e outra em Rolândia. Com estes números, o total de confirmações no Paraná é de 102.427 e 78 mortes.

De acordo com a Sesa, o estado ainda passa pelo período crítico de transmissão da dengue. Logo, as medidas de prevenção da doença devem ser redobradas. As medidas envolvem a eliminação de todos os pontos que possam acumular água parada como vasos de plantas, calhas, lajes, ralos, entre outros. Clique aqui e assista ao vídeo da Unimed Londrina sobre como combater à doença.

Sintomas da dengue

Os principais sintomas da doença são febre alta, fraqueza, manchas vermelhas na pele, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações. Em casos mais graves, o indivíduo pode sentir dor abdominal, vômito, tontura e sangramento na gengiva e nariz. Ao sentir os sintomas, é necessário procurar um médico e evitar se automedicar.

A Clínica de Vacinas da Unimed Londrina fica na Av. Souza Naves, 999. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 19h, e sábado, das 8h às 14h. Há estacionamento gratuito em frente à clínica, na Av. Souza Naves, 1018. Em Arapongas, o horário de atendimento é todas as sextas-feiras, das 9h às 12h, na R. Eurilemos, 756. Para mais informações, ligue 3375-5050 opção 2.