Loading…
teste

Serviço de Atendimento Domiciliar da cooperativa comemora 25 anos

Neste mês de dezembro, o Serviço de Atendimento Domiciliar da Unimed Londrina (DOM) completa 25 anos de atividades. Com o objetivo de oferecer ao paciente cuidados personalizados no conforto de sua casa e presença de seus familiares, o serviço recebe, por mês, uma média de 580 clientes e registra índice de satisfação de mais de 95%.

A cooperativa passou a oferecer o serviço conhecido como home care em janeiro de 1998, por meio de um prestador terceirizado. Mas a resposta foi tão positiva, que em dezembro daquele mesmo ano, tornou-se um serviço próprio e foi implantado o DOM da Unimed Londrina.

A gerente de Assistência Domiciliar da cooperativa, Lucieire Ramon, lembra que inicialmente o novo serviço oferecia atendimentos mais simples, como a realização de curativos, acompanhamento de doentes crônicos e treinamento para os familiares poderem cuidar dos pacientes de maneira mais adequada. Nos primeiros anos, o DOM funcionava apenas em horário comercial. Porém, com o aumento da demanda e os bons resultados da unidade, o serviço passou atender 24 horas e equipe foi ampliada contando com equipe multidisciplinar.

Em 2008, o DOM deu um grande salto em sua estrutura. Foi nesse ano que passou a ofertar a ventilação mecânica para pacientes que estavam em UTI hospitalares em condições de serem assistidos no domicílio. 

A evolução do DOM não parou naquele ano. Em 2021, os clientes puderam contar com atendimento especializado em cuidados paliativos. Com o nome Rede de Cuidados Continuados (RCC), duas equipes que integram o DOM realizam acompanhamento de pacientes diagnosticados com doenças ameaçadoras de vida, oferecendo assistência multidisciplinar em casa.

Estrutura atual

Em seu primeiro ano de atividade (1999), o DOM contava com 21 profissionais em sua equipe, e registrava a admissão de 600 pacientes anualmente. Hoje o serviço conta com 88 profissionais e realiza cerca de 3,5 mil admissões por ano.

Para manter a estrutura atual do DOM, a equipe é formada por 17 enfermeiros, 51 técnicos de enfermagem, dois coordenadores médicos, quatro médicos paliativistas e uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, psicólogos, assistentes sociais, assistentes administrativos, gerente, analistas e motorista. Lucieire salienta que atualmente o serviço dispõe de escalas 24 horas.

Atendimentos disponíveis

O DOM oferece atendimento em diferentes modalidades, como fototerapia para recém-nascidos, terapia endovenosa, antibioticoterapia, acompanhamento de pacientes, cuidados paliativos e de pacientes em ventilação mecânica. Lucieire observa que alguns desses serviços também estão disponíveis de forma particular para quem não é cliente Unimed Londrina.

O DOM atende pacientes da área urbana de Londrina, Cambé e Ibiporã, além de outras localidades, de várias regiões do Brasil, onde o serviço é prestado por equipes terceirizadas. “Atualmente temos 44 pacientes fora da nossa área de abrangência”, comenta.

Os médicos, cooperados podem encaminhar seus pacientes para o DOM preenchendo um formulário disponível na Webmed. Médicos não cooperados também podem encaminhar pacientes, para isso é necessário fazer um cadastro prévio para acessar o formulário de encaminhamento.

Para mais informações sobre o serviço, entre em contato pelo telefone (43) 3375-6033.