Loading…
teste

Grupo de cessação do alcoolismo inicia atividades

A dependência do álcool é considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, de acordo com a mesma instituição, o excesso de álcool é a causa de 5% de todas as doenças. Com o objetivo de contribuir com a saúde dos clientes que consomem álcool em excesso, a Unimed Londrina está iniciando um serviço com foco neste público. Trata-se do Grupo de Cessação de Alcoolismo, que tem como objetivo oferecer acompanhamento para pessoas que tenham o desejo de interromper este hábito, com ajuda do acompanhamento psicológico.

Esse atendimento seguirá um formato parecido com os grupos de cessação do tabagismo, que vêm apresentando bons resultados para quem decide abandonar o cigarro. “Por isso, para participar é importante que o paciente queira e decida parar de beber. Não basta que esse seja um desejo apenas dos familiares”, explica o analista administrativo da Unimed Saúde, Rodrigo Gomes da Silva.

Os trabalhos do Grupo são realizados uma vez por semana, durante encontros presenciais dos participantes, com o acompanhamento de duas psicólogas. O primeiro grupo terá encontros todas as segundas-feiras, das 18h30 às 20h, e as reuniões são sempre na Unimed Saúde (Av. Santos Dumont, 860).

Cada grupo terá a participação de até oito pacientes, o que permite preservar o distanciamento social. Os encontros também serão realizados dentro de todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

“Inicialmente, teremos um grupo, mas esse número pode ser ampliado para atender mais clientes interessados em participar”, comenta. O analista observa que o grupo foi formatado para ter duração de um ano, mas esse período pode ser estendido até que o paciente consiga cessar o hábito.

Os clientes Unimed interessados em participar do Grupo de Cessação de Alcoolismo devem ligar para o número 3375-6016 e agendar a avaliação inicial com as psicólogas.

Os médicos cooperados também podem encaminhar seus pacientes que se encaixem no perfil do grupo com um pedido por escrito ou repassando o telefone citado anteriormente para que o próprio paciente agende a avaliação inicial.