Loading…
teste

PA da Unimed Londrina completa cinco anos com mais de 440 mil atendimentos

O Pronto Atendimento da Unimed Londrina (PA) completou cinco anos de atividades no último mês de junho. Nesse período, a unidade, que atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, realizou mais de 440 mil atendimentos a clientes particulares e beneficiários do plano de saúde da Cooperativa. A qualidade dos serviços prestados sempre foi reconhecida pelos usuários do PA desde o princípio das operações, em 2016. 

O diretor-presidente da Unimed Londrina, Omar Genha Taha, observa que o Pronto Atendimento é uma unidade assistencial importante e muito qualificada dentro do Sistema Unimed. Isso, destaca o dirigente, não só pelos números, que ficam entre 10 mil e 12 mil atendimentos mensais, mas também pela diversidade e qualidade dos serviços prestados.

“O PA oferece diversas especialidades médicas e consegue atender a maior parte da demanda em casos urgenciais e não-emergenciais, com um grau de satisfação alto: mais de 90% de nossos usuários gostam e qualificam os serviços prestados pelo Pronto Atendimento da Unimed Londrina”, afirma.

Para oferecer um atendimento mais completo aos clientes, o PA conta com um ambulatório de feridas e uma equipe de ortopedistas que atendem situações de urgência. Durante os meses mais quentes, pelo segundo ano consecutivo, foi estruturado um ambulatório exclusivo para atendimento de pacientes com dengue. 

Segundo a gerente do PA, Madalena Ramos, o atendimento realizado na unidade da Cooperativa tem baixo índice de encaminhamento de pacientes para internações na rede assistencial. Esta situação reflete nos custos de atendimento da Singular, que tendem a ficar mais baixos.

Madalena explica que o aumento da demanda por conta da pandemia resultou na ampliação do número de profissionais que atuam na unidade assistencial. A equipe médica, que inicialmente contava com 90 profissionais, hoje é composta por 156 médicos, das especialidades Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Cirurgia Geral, Ultrassom e Radiologia.

O PA também conta com uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos, técnicos de laboratório, farmacêuticos e equipe administrativa.

Nestes cinco anos, foram realizados mais de 400 mil exames no Laboratório do Pronto Atendimento.

Madalena ressalta que, com a pandemia do novo coronavírus, a Unimed Londrina também fez contratações de colaboradores temporários para atender o aumento da demanda.  A gerente observa que a equipe foi toda treinada para atuar neste cenário pandêmico. “Os profissionais receberam treinamento para realizar intubação e sedação específica para o tratamento da Covid-19”, observa. 

Além da ampliação da equipe de profissionais, o Pronto Atendimento passou por uma reestruturação para garantir atendimento com segurança a todos os usuários. “Implantamos entradas separadas: uma exclusiva para pacientes Covid e outra para pacientes em geral. O cliente vem com a segurança de que não irá ficar próximo de pacientes com o coronavírus ou suspeitos”, comenta Madalena.

Outra medida adotada foi a implantação da telemedicina. “O número de pessoas que procuraram o serviço durante a pandemia cresceu muito e a tecnologia possibilitou controle e redução de pacientes circulando aqui dentro”, comenta. Mais de 4,5 mil atendimentos foram realizados por essa ferramenta neste ano.

A reestruturação incluiu ainda a criação de leitos para internamento temporário de pacientes com Covid, instalação de respiradores e, para garantir o suprimento de oxigênio, foi providenciado um tanque em um terreno anexo ao prédio do PA, com capacidade para armazenar 15 mil metros cúbicos do gás.

O presidente da Unimed Londrina destaca que uma das vantagens do PA é a flexibilidade em termos de gestão administrativa, que outras unidades assistenciais que não são da Cooperativa não dispõem. “O Pronto Atendimento tem uma rápida capacidade de adaptação às necessidades assistenciais da população. Num primeiro momento, o serviço foi adaptado para atender os elevados casos de dengue, com uma unidade específica. Depois, com uma unidade vinculada às síndromes agudas respiratórias, mais comuns agora no inverno, bem como à Covid-19”, comenta.

Taha observa ainda que o PA também se mostrou importante para os cooperados da Unimed Londrina. “Não só por que temos hoje mais de 150 médicos atuando na unidade, sendo a maior parte cooperados, mas também por ser um sistema de referência para o qual o cooperado pode encaminhar seus pacientes em um momento que ele não possa atender”, comenta.

O presidente da Unimed Londrina afirma ainda que o PA deu maior visibilidade para a Cooperativa dentre as operadoras que atuam em Londrina e região.