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Benefícios da dança: a opção divertida para a sua atividade física

Quer praticar atividade física, mas não gosta dos treinos tradicionais das academias ou outros exercícios, como correr e caminhar? A dança pode ser a atividade perfeita para você. Saiba mais

Qualquer movimento corporal realizado pelos músculos, que fazem o corpo sair do estado de repouso e, consequentemente, gastar mais energia, é considerado uma atividade física. A prática de exercícios regularmente traz diversos benefícios à saúde. A diminuição do risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infartos e acidente vascular cerebral (AVC) são alguns dos benefícios, mas além disso, a prática de esportes ajuda a fortalecer o sistema imunológico e controlar o excesso de peso.

Quando se fala em atividade física, correr, caminhar, pedalar e ir à academia estão entre as mais lembradas e praticadas. Porém, também existem outras alternativas que podem muito divertidas e prazerosas. Se você quer aderir a um estilo de vida mais saudável e  busca atividades diferentes, a dança é uma ótima opção e ainda tem função terapêutica. Confira como essa prática pode influenciar na sua saúde!

Aulas de dança

Hoje em dia existem academias que oferecem aulas de diversos tipos de dança. Se você é iniciante, esta pode ser a melhor alternativa para começar a dançar. Com ajuda profissional, rapidamente você entrará no ritmo da atividade, adquirindo condicionamento e preparo físicos necessários. É interessante manter uma frequência nas aulas, buscando praticar no mínimo uma vez por semana, aumentando a regularidade gradualmente.

Os estilos são variados e você pode escolher o seu preferido. Alguns tipos de dança trabalham mais a coordenação motora, como a dança de salão, por exemplo, ou a postura, muito trabalhada no ballet. Por isso, descubra o estilo que mais te agrada Conheça alguns abaixo!

Zumba

A zumba é bem intensa. É uma atividade que mistura vários ritmos de dança latina, como mambo, salsa, merengue e ainda alguns brasileiros, como axé, funk e samba. Unindo passos de dança e ginástica, alterna entre movimentos aeróbicos e localizados, o que faz acelerar o metabolismo, resultando em um grande gasto calórico. A queima de calorias praticando zumba pode chegar a 1000 kcal por hora, variando de acordo com a intensidade do exercício.

Sempre antes ou depois dos treinos, são realizados exercícios de alongamento, para evitar eventuais lesões e preparar o corpo para a prática. A zumba trabalha toda a musculatura do corpo, mas, principalmente, os músculos inferiores, que incluem pernas e bumbum (glúteo, quadríceps, coxas e os músculos da panturrilha). E também a região chamada de core, que envolve músculos do abdômen, lombar e costas, ajudando a queimar gorduras nesta área.

Dança do ventre

Um estilo também muito conhecido é a dança do ventre. O ritmo, que vem do Oriente Médio, trabalha muito a feminilidade. Se a sua intenção é aprender uma dança e ainda melhorar a autoestima, este é o estilo perfeito! Durante a prática, que movimenta muito a região abdominal (a região do “ventre”), os músculos são acionados, fortalecendo e tonificando a musculatura, o que auxilia a modelar as pernas, braços, cintura, quadris, costas e glúteos. Flexibilidade e reeducação da postura são ainda outros benefícios da dança.

A dança do ventre ajuda também a melhorar a circulação sanguínea, aumentar a capacidade cardiorespiratória, estimular o aparelho digestivo, além de combater o estresse, favorecendo o bem-estar de quem pratica.

Dança de salão

Esta é uma modalidade que trabalha muito a coordenação motora. Os movimentos ordenados geralmente com um parceiro de dança, fazem bem para o corpo e também estimulam a mente. Para perder peso e manter a forma física, a dança de salão é um ótimo exercício. Pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e exige apenas comprometimento e força de vontade. Faz com que os praticantes tenham mais consciência do seu próprio corpo, de como se movimentam, ajudando a desenvolver a percepção espacial e o equilíbrio.

Esta é uma excelente atividade para se praticar a dois, o casal pode se  exercitar e sair da rotina junto!

Dançar em casa

Ainda há a opção de dançar em casa, basta colocar uma música e movimentar o corpo acompanhando o ritmo. Porém, é importante ressaltar que apenas um profissional será capaz de indicar os melhores movimentos e te ajudar a atingir os objetivos com a prática de exercícios. No entanto, dançar, mesmo que seja em casa, só por diversão, já é um ótimo começo para quem quer sair do sedentarismo.

Você pode convidar a família toda e desfrutar de um momento muito divertido e saudável. Vale lembrar que somente os exercícios físicos não são suficientes para uma vida saudável. Uma alimentação equilibrada também é fundamental para manter a saúde em dia. Com atividades físicas e comendo de forma balanceada, o seu corpo e a sua mente agradecem. Comece a dançar agora mesmo!

Agora, conta para a gente nos comentários, por qual desses ritmos você mais se interessou?

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