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Comitê de Compliance completa dois anos de atuação na Cooperativa

O Comitê de Compliance da Unimed Londrina completa dois anos de atividades, introduzindo práticas e processos com o propósito de garantir a conformidade com leis, normas e políticas internas. Essa consolidação foi fundamentada em três pilares essenciais: Código de Conduta, Auditoria Interna e Canal de Relatos.

Durante esse período, o comitê enfrentou desafios, mas os superou com êxito ao estruturar as políticas da Singular. "Realizamos um inventário de todas as políticas, seguido de atualizações e criação de novas para preencher lacunas identificadas durante o processo", explica Fabianne Piojetti, gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina e coordenadora do comitê.

Treinamentos, workshops e palestras sobre o tema também impactaram positivamente os colaboradores e demais públicos. Ao todo, foram oito eventos nos últimos dois anos. Destaque para o workshop "Compliance na Prática" para a Diretoria, Conselho Técnico, Conselho Fiscal, Comitê Gestor, Comitê de Compliance e gerentes, ministrado por Letícia Sugai, da Veritaz Consultoria. Também foram promovidas adesivagens em todas as unidades e a criação de um vídeo institucional.

Outro destaque foi o treinamento dos membros do Subcomitê de Conduta, que foi importante para aprofundar o conhecimento sobre a investigação de relatos recebidos pelo Canal de Relatos. Denize Maione Grande e Fabianne Piojetti participaram do primeiro treinamento, realizado pela Legal, Ethics and Compliance (LEC) e pela KPMG Brasil. "Essa ação, aliada aos demais treinamentos realizados, contribui para o aprimoramento contínuo do nosso trabalho", explica Fabianne. Para 2024, dois novos membros serão designados para realizar este treinamento.

Quanto à Auditoria Interna, sua prática é fundamental para verificar se os procedimentos estão seguindo as políticas e regimentos propostos, contribuindo assim para o gerenciamento de riscos e melhoria da governança. Até o momento, foram auditados nove procedimentos, nos quais foram sugeridos 54 planos de ajustes e melhorias.

Já o Canal de Relatos se destaca como uma ferramenta importante para identificar não conformidades, corrigir e melhorar políticas, minimizar riscos e contribuir com a governança de forma geral. "Desde a sua abertura neste formato para todos os públicos, o canal já recebeu 123 relatos, dos quais oito estão em fase de investigação", comenta a coordenadora.

O próximo passo do comitê é revisar a Política de Compliance, o Regulamento de Criação de Compliance e o Regimento do Subcomitê de Conduta. Essa revisão está prevista para ser concluída até junho deste ano e tem como objetivo alinhar as expectativas da Diretoria com o que se pretende implementar sobre o tema.

"Estamos em constante evolução e aprendizado. A cada dia, melhoramos as práticas e avançamos na construção da cultura do compliance dentro da Cooperativa. A participação ativa dos colaboradores e o engajamento de todos são essenciais para o sucesso da iniciativa", conclui.

Conheça os membros do Comitê de Compliance abaixo:

O mandato do comitê é de quatro anos, coincidindo com o da Diretoria, de 2022 a 2026. Os cargos de coordenador, vice-coordenador e secretários são eleitos dentre os membros em votação aberta, com possibilidade de reeleição a cada dois anos. Devido à avaliação das políticas de compliance, a eleição interna para esses cargos será realizada em julho, após a revisão.