Os processos envolvidos no atendimento de clientes do plano Unimed Personal foram informatizados há pouco mais de um mês. Com isso, o recebimento de referência, envio de contrarreferência e a liberação de consultas passaram a ser feitas pelo sistema Web Solus. Fique atenta a essas melhorias e converse com seu médico sobre elas, afinal, essas mudanças foram facilitar a rotina do consultório, médicos e pacientes!
Com a digitalização do processo, a referência que o paciente precisa levar para a consulta com o médico especialista agora é enviada pelo sistema. Antes, segundo o gerente de Promoção de Saúde da Unimed Londrina, Érico Zanini, a referência (aquele documento que o médico de família da Atenção Personalizada preenche com o histórico do paciente e o porquê de ele ter recomendado o médico especialista) era feita em um formulário de papel. “Era muito comum que o paciente, por exemplo, demorasse para agendar a consulta com o especialista e acabasse perdendo a referência ou esquecendo de levá-la no dia do atendimento”, comenta Zanini.
Na outra ponta, ou seja, aí no consultório, o médico especialista passou a contar com um formulário digital, no sistema WebSolus, mais simples para ser preenchido. Esse documento, chamado de contrarreferência, é onde o médico especialista dá um retorno para o médico de família, sobre o que descobriu a respeito da saúde do paciente após a realização de consulta e exames. “Além da simplificação do formulário, o sistema passou a alertar o médico especialista que determinada consulta liberada precisa de uma contrarreferência, pois apenas os pacientes do Plano Personal precisam ter esse documento preenchido”, explica.
A liberação da consulta com o especialista para o paciente também foi automatizada e desburocratizada. Antes, o cliente do plano Unimed Personal precisava ligar para a equipe do APS com dois dias de antecedência ao atendimento, solicitando a liberação. “Muitas vezes o paciente ia para o consultório sem ter a consulta liberada, e não conseguia fazer isso na hora”, comenta.
Com a mudança, explica o gerente, o cartão do cliente disponibiliza a liberação automática na hora do atendimento. Essa liberação é válida por três meses. Este período foi estipulado para que o paciente faça a consulta recomendada pelo médico de família o mais rápido possível. Dessa forma, o médico especialista poderá participar do processo de tratamento com condições de fazer uma análise mais específica e melhor elaborada.