Loading…
teste

Programa de Rastreio de Câncer da cooperativa atende mais de 6 mil pacientes

Desde agosto de 2022, a Unimed Londrina tem realizado ações para minimizar os impactos do câncer na saúde dos clientes, por meio do programa Rastreio Organizado do Câncer (ROC). Neste tempo, 6.024 pacientes foram contatados e, destes, 22% realizaram os exames necessários. 

Rastrear o câncer significa fazer os exames indicados naquela faixa etária e gênero, de acordo com o que aconselha as melhores práticas científicas, independente da presença de sintomas.  Diferencia-se do chamado “diagnóstico precoce”, pois nessa fase, o paciente já teria algum sintoma identificado.  

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as chances de cura da doença podem chegar a 90% quando diagnosticado precocemente, o que torna o ROC ainda mais essencial para pacientes de todas as idades.

A coordenadora médica da Unimed Saúde, Dra. Rose Meire Albuquerque Pontes, explica que o programa garante uma qualidade na hora da intervenção com o paciente.  “A organização do ROC faz com que a intervenção seja efetiva, potencializando a participação dos pacientes no programa. Não basta apenas diagnosticarmos casos positivos, precisamos fazer o registro das pessoas que estão na população-alvo para que elas possam receber periodicamente o convite para participarem do rastreamento”, afirma a médica.

Os tipos de câncer rastreados pelo ROC são:

- Rastreio de Câncer de Mama: incentivar a realização de mamografia em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

- Rastreio de Câncer Útero: incentivar a realização de citologia oncótica em mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

- Rastreio de Câncer de Próstata: incentivar a realização de consulta com urologista para homens com idade entre 50 e 75 anos. Paciente e médico decidem juntos sobre o rastreio.

- Rastreio de Câncer de Intestino: incentivar a realização de consulta médica para homens e mulheres com idade entre 50 e 75 anos. Paciente e médico decidem juntos sobre o exame mais adequado para rastreio.

As idades acima são baseadas nas diretrizes do Inca, mas se o médico solicitar ao paciente a realização em idades diferentes das citadas, deve ser atendida a opinião do profissional responsável.

De acordo com o gerente de Promoção de Saúde da Unimed Londrina, Érico Zanini, a cooperativa, como operadora de saúde, deve ter um processo ativo que funcione o ano todo. “Implementamos uma equipe que fique dedicada neste trabalho de conscientização, não apenas nos meses símbolos de doenças. O objetivo é entrar em contato com os pacientes, passando orientações, sensibilizando e ajudando cada um a regularizar seu exame. Hoje nossa equipe é composta de três enfermeiros que, prioritariamente, fazem contato ativo com pacientes em atraso”, conta.

Para além da realização dos exames de rotina, a Dra. Rose Meire relembra que outras formas importantes de prevenção do câncer são os hábitos saudáveis. “Atitudes como não ingerir álcool, não fumar, manter o peso adequado, fazer atividade física rotineiramente, ter alimentação correta com pouca carne vermelha e menos alimentos processados auxiliam muito na prevenção de vários tipos de câncer também”, acrescenta.