Loading…
teste

Unimed Londrina adota Crioterapia oral diferenciada para aliviar efeitos colaterais de tratamento quimioterápico

A Clínica de Oncologia da Unimed Londrina adota a Crioterapia oralcomo parte do protocolo de tratamento quimioterápico. A técnica, que utiliza gelo no procedimento, foi inovada pelo serviço da cooperativa. A equipe desenvolveu um “geladinho” ou “sacolé” funcional, que é fornecido aos pacientes que passam por quimioterapia na unidade de atendimento.

Carime Rodrigues Mariano Reis, coordenadora de Enfermagem da Clínica de Oncologia, explica que alguns tratamentos quimioterápicos podem provocar inflamação na cavidade oral, faríngea, laríngea e regiões esofágicas e, conforme ela, o gelo é uma forma de prevenir esta ocorrência.

A enfermeira explica que muitos pacientes acometidos por esta inflamação têm sua qualidade de vida prejudicada, reduzem a ingestão de alimentos e precisam usar fortes analgésicos. “Há casos que podem levar à hospitalização”, afirma. “O tratamento com o uso da Crioterapia oral é indicado durante a infusão dos quimioterápicos 5-fluorouracil (doses em bolus), Metotrexato e melfalano em alta dose”, complementa.

“Os pacientes que concordam em receber a técnica, devem colocar o gelo na boca cinco minutos antes de iniciar a quimioterapia e continuar este procedimento por cerca de 30 minutos”, detalha.

Carime observa que a técnica pode ser feita apenas com gelo puro, mas a Unimed trouxe um diferencial. “Buscamos para os pacientes algo que pudesse ser funcional, saboroso, nutritivo, com ação calmante e que contribua para reduzir as náuseas, muito comuns em quem passa por quimioterapia”, afirma.

O serviço de nutrição da Clínica Multiprofissional desenvolveu os geladinhos funcionais que, entre outros ingredientes, incluem maçã e hortelã, que auxiliam na saúde bucal. A equipe desenvolveu e produz na própria Clínica os diversos sabores de geladinho para os pacientes. “O produto tem baixo custo, ótima adesão do paciente e é uma das terapias mais reconhecidas internacionalmente no combate à mucosite oral”, comenta Carime.