Loading…
teste

Alimentos saudáveis que substituem os doces

Se você quer evitar comer uns docinhos de vez em quando, saiba que há alternativas saudáveis que podem te ajudar na batalha contra o açúcar 

Você é daquelas pessoas que não resiste a um brigadeiro depois do almoço? Ainda mais no trabalho onde a tentação é maior? Por mais gostoso e atrativo que seja, consumir doces em excesso pode fazer mal à saúde e, dependendo da quantidade de açúcar ingerido, pode-se desenvolver alguns problemas como a cárie ou mesmo causar dores de cabeça e enxaquecas.

Não é fácil fugir das guloseimas, mas é possível buscar alternativas de alimentos que não contém adição de açúcar industrial. No lugar de altas calorias, opte por lanches que tenham algum valor nutricional e que sejam bem recebidos pelo organismo.

A seguir, você confere algumas sugestões de alimentos saudáveis que substituem os doces para ajudá-la a seguir uma rotina de alimentação balanceada. 

+ Leia também: Flores comestíveis: quais são e como prepará-las

1. Chocolate Amargo ou 70%

O chocolate não precisa sair totalmente de sua dieta, porém prefira os tipos amargos ou com pelo menos 70% de cacau. Rico em polifenóis, compostos com função antioxidante, esse doce faz bem à saúde cardiovascular. Embora tenha em sua composição açúcar e gordura, essas substâncias estão presentes em menor quantidade. Limite seu consumo em dois quadradinhos por dia, o suficiente para aproveitar seus benefícios.

2. Castanhas

Fazer um mix de castanhas com nozes e frutas secas pode saciar sua vontade de comer doces. A vantagem é que nozes, avelãs e castanhas são considerados alimentos funcionais, ou seja, produzem efeitos benéficos ao organismo e reduzem o risco de doenças, além de sua função nutritiva,  quando consumidos regularmente.

3. Frutas

Qual a melhor opção de substituir o doce senão as próprias frutas? O abacate, por exemplo, contém gorduras boas e pode te ajudar na saciedade. Já a banana, rica em potássio, funciona como fonte de energia e ainda melhora o seu humor por meio do triptofano, que atua na produção da serotonina, hormônio ligado ao bem-estar. Leve uma salada de frutas ao trabalho, com morango, pedaços de laranja, banana e maçã, e despeje por cima aveia e granola. Para os dias mais quentes, que tal congelar as frutas e depois batê-las no liquidificador para fazer um sorvete natural? Uma sobremesa super saudável e ainda te faz esquecer dos doces calóricos.

4. Batata-doce

Um dos vegetais mais nutritivos e que pode ser encontrado facilmente o ano todo, a batata-doce é fonte de carboidrato complexo, possui elevado teor de vitamina A, C, K, E e complexos B. Sabendo que algumas pessoas sentem vontade de consumir doces porque não comeram o suficiente ao longo do dia, experimente incluir o tubérculo na sua marmita do almoço, essa solução pode combater o vício de açúcares

5. Balas ou gomas de mascar sem açúcar

Quando bater aquela necessidade de doce, masque um chiclete ou chupe uma bala sem açúcar. Uma alternativa rápida de saciar o desejo, hoje o mercado oferece diversas opções de balas sem açúcar e com o mínimo de calorias.

6. Picolé caseiro

Nos dias de verão, nada melhor que se refrescar com algo bem saboroso e ao mesmo tempo saudável para amenizar o calor. A opção de picolé de frutas e água de coco, pode te manter bem longe dos doces calóricos. Você pode acrescentar frutas como carambola, laranja, acerola, morango, kiwi e manga para deixar a receita mais colorida e vibrante, sem falar que a água de coco hidrata e repõe os minerais do corpo perdidos através do suor. Caso não tenha forminhas, use copinhos plásticos e saquinhos.

Agora que você sabe quais são os alimentos que podem substituir os doces, que tal comentar abaixo o que você normalmente leva ao trabalho para evitar comer aquele docinho no meio da tarde? Não se esqueça de compartilhar a matéria com as suas amigas!

Leia mais: 3 receitas saudáveis de marmita no pote para levar ao trabalho