Loading…
teste

Cooperativa lança materiais de prevenção à Covid-19 em clínicas e consultórios

A pandemia do novo coronavírus obrigou a todos a adotarem medidas de proteção para evitar ao máximo a disseminação da doença. Pensando nos profissionais que atuam e nas pessoas que precisam de atendimento médico, seja em consultórios ou clínicas, a Unimed Londrina editou um material produzido pela Unimed Brasil que traz recomendações e regras a serem seguidas por todos.

O objetivo é proteger cada um dos envolvidos e evitar a circulação do vírus. As secretárias que integram o Comitê das Secretárias de cooperados da Unimed Londrina solicitaram que tais orientações fossem repassadas a todas as profissionais que trabalham em consultórios e clínicas.

Os cuidados já devem ser tomados a partir do agendamento da consulta. Neste momento, a secretária deve questionar o paciente sobre os motivos da ida ao médico e se apresenta sintomas de gripe.

Também deve orientar que o paciente vá de máscara e a utilize durante toda sua permanência no local e que, se possível, vá sozinho ou, se necessário, acompanhado por no máximo uma pessoa.

A secretária também deverá se atentar para os intervalos entre uma consulta e outra, para evitar que os pacientes se encontrem e também para que haja tempo de higienizar o local.

Os profissionais no consultório também devem usar máscaras apropriadas e na recepção, se possível, utilizar equipamento de proteção facial/acetato. A higienização das mãos deve ser constante e principalmente após manusear materiais trazidos de fora. Manter distância de dois metros das pessoas (pacientes e colegas) e ordenar os móveis do local de maneira a permitir que essa mesma distância seja mantida.

Outra recomendação é eliminar objetos expostos que possam ser manipulados por várias pessoas, como revistas, jornais, brinquedos entre outros. Disponibilizar lixeiras para materiais de uso descartável e higienizar o banheiro com álcool 70% após cada uso também são medidas a serem adotadas. Manter as janelas abertas e o ambiente ventilado também é importante.

A Unimed Londrina editou alguns materiais que serão disponibilizados para as secretárias se protegerem contra a Covid-19 e também para serem distribuídos aos pacientes, com orientações a serem adotadas por todos antes de visitar o consultório médico.

Para ter acesso aos materiais que poderão ser enviados aos pacientes, acesse o WebSolus e clique na opção “Orientações Covid-19” (último botão que fica acima dos avisos).

Ao clicar no botão, você fará o download dos arquivos de forma zipada. Ao todo serão três tipos de arquivos: uma imagem para ser enviada via e-mail, uma imagem para ser encaminhada via Whatsapp e um vídeo também para ser encaminhado via Whatsapp.

Pode haver dificuldade no acesso aos materiais se utilizar o Internet Explorer como navegador. Por isso, prefira usar o Google Chrome ou o Micrsoft Edge (versão atualizada do Internet Explorer).

Você também pode acessar o vídeo com as orientações de prevenção clicando aqui.