Loading…
teste

Oficina encerra treinamento para grupos de cuidados paliativos da Cooperativa

Uma oficina de arranjo com plantas aéreas, chamada Kokedama, marcou a finalização das atividades para dois grupos de clientes atendidos pelos cuidados paliativos da Unimed Londrina. A ação, realizada nos dias 8 e 22 de outubro, aconteceu no Oriental Garden Paisagismo e contou com a presença de colaboradores e familiares dos pacientes.

A atividade integra um projeto-piloto que já recebeu excelentes avaliações dos participantes. Inicialmente, a iniciativa foi destinada aos grupos de luto e de estresse do cuidador responsável pelos pacientes.

“Este projeto é inovador, e só temos a agradecer a todos os envolvidos que se dedicaram intensamente para transformar ideias em realidade”, reconhece a gerente de Assistência Domiciliar, Lucieire Ramon. “Trata-se de uma iniciativa em que todos saem ganhando, representando um avanço significativo e de grande importância para todos nós. A Cooperativa reafirma, com este trabalho, seu olhar diferenciado e humano voltado para as necessidades de nossos clientes”, complementa.

A analista de Assistência Domiciliar, Alex Sandra Volponi, informa que, ao longo deste ano, foram realizados oito encontros mensais, incluindo a oficina de encerramento. “Nosso objetivo era proporcionar um momento em que cada participante tivesse a oportunidade de construir algo a partir da sua dor e compreender a importância de reservar um tempo para o autocuidado”, destaca.

A psicóloga de Assistência Domiciliar, Érica Pettinati, foi uma das coordenadoras da oficina. Ela reitera o propósito da atividade, principalmente para os familiares de pacientes que faleceram. “A Kokedama, na verdade, foi planejada como o encerramento de um processo de grupo, no nosso caso, o de luto, em que o sofrimento pela perda foi acolhido, compartilhado e ressignificado”, detalha.

Mesmo em seu formato piloto, a ação recebeu feedbacks positivos. A assistente social da Assistência Domiciliar, Célia Spacino, relata algumas impressões dos participantes. “Eles destacaram a importância da troca de experiências, do acolhimento e da percepção de melhora no dia a dia. Além de compartilharem dificuldades, formaram novos vínculos e encontraram novas estratégias para lidar com o sofrimento, trazendo mais leveza ao cuidado”, conta.

Cuidados Paliativos

O serviço de Cuidados Paliativos da Unimed Londrina oferece atendimento especializado para pacientes com doenças graves, como oncológicas, neurodegenerativas e falências orgânicas (doenças pulmonares, cardíacas e renais).

É importante ressaltar que os cuidados paliativos não se destinam apenas à fase final da vida do paciente. Seu foco é ampliar a qualidade de vida do beneficiário por meio de um conjunto de ações que buscam aliviar o sofrimento físico, emocional, social e espiritual.

O plano terapêutico é conduzido por uma equipe multiprofissional composta de médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nutricionista.

WhatsApp