Loading…
teste

Como prevenir o desenvolvimento do câncer?

O câncer se desenvolve por diversos fatores. Mas, como todas as outras doenças, é possível adotarmos em nossa rotina alguns hábitos que colaboram com a sua prevenção.

Aproveitando que estamos no mês oficial do Combate ao Câncer no Brasil, vamos explicar, neste texto, quais são os principais hábitos que você pode adotar para realizar essa prevenção. Ficou interessado? Então, leia abaixo: 

Os números do câncer no mundo

O câncer é uma doença que corresponde ao crescimento desenfreado de células, que podem ser bastante agressivas invadindo tecidos e órgãos do corpo humano. Por conta disso, pode ocorrer em todas as fases da vida.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, atualmente, 7,6 milhões de pessoas morrem em decorrência da doença a cada ano no mundo. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos.

Apesar desses números assustarem, o mesmo estudo estima que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas de prevenção.

Câncer: como se prevenir?

No geral, quando falamos sobre medidas de prevenção do câncer, estamos discutindo qualidade de vida, bem-estar e cuidados com a saúde.

A começar por uma boa alimentação. Manter uma dieta equilibrada e variada, com frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes brancas, é essencial.

Além disso, a prática de atividades físicas deve estar presente em nossa rotina em todas as fases da vida. Nunca dispense algumas horas por semana para praticar o seu exercício físico preferido.

Pode ser dança, caminhada, ginástica, musculação, funcional, tanto faz. O importante é que coloque o seu corpo em movimento.

A partir disso, você terá mais facilidade para manter um peso corporal adequado, outro ponto essencial para prevenir o desenvolvimento de câncer.

Já entre os hábitos que você deve evitar, fumar está no topo da lista. A nicotina, presente no tabaco, libera mais de 4 mil substâncias tóxicas e cancerígenas ao seu organismo. O que, a longo prazo, com certeza trará problemas para a sua saúde, entre eles, possivelmente, o desenvolvimento de câncer no pulmão, boca, garganta ou laringe.

Evitar o consumo de qualquer bebida alcoólica também contribui para a prevenção da doença, pois mantém o corpo saudável, uma vez que o álcool está relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer e outras doenças. 

Evite também o consumo de produtos industrializados, enlatados, embutidos e gordurosos. Esses alimentos costumam trazer uma sobra de energia calórica e pouca nutrição, o que colabora para efeitos de inflamação no sistema digestivo e, consequentemente, facilita o aparecimento do câncer.

Por último, mas não menos importante, ir ao médico em consultas periódicas de acordo com sua faixa de idade é essencial para manter a saúde em dia. Os exames de rastreio de doenças, entre eles, vários tipos de câncer, devem ser realizados conforme o sexo e a idade da pessoa. Assim, a identificação de um eventual câncer em fase inicial permite o tratamento e cura da doença, diferentemente de quando a doença é diagnosticada em fases avançadas.

Conheça mais da Unimed Londrina

A Unimed Londrina é uma cooperativa de trabalho médico que oferece assistência na área da saúde, atuando em Londrina e em outras 28 cidades do norte do Paraná.

Dentre os serviços oferecidos, temos a Clínica de Oncologia e o Centro para Aplicações de Medicamentos Especiais e Quimioterápicos para pacientes que necessitam de tratamento imediato.

O Ambulatório de Quimioterapia funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Em casos de dúvidas ou se notar algo diferente, entre em contato pelo telefone (43) 3375-5234.

Para entrar em contato com o Centro para Aplicações de Medicamentos Especiais e Quimioterápicos, ligue para (43) 3375-5236.

Por aqui, você conta com serviços exclusivos e estrutura completa para cuidar da sua saúde física e mental. Para mais informações sobre os serviços acima, clique aqui.