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Saúde no inverno: saiba como se proteger das doenças respiratórias

Gripes, resfriados, alergias e pneumonias são apenas algumas das doenças respiratórias que ganham força com a chegada do inverno. 

Isso ocorre, principalmente, pela queda da temperatura, mas também por alguns outros fatores. A baixa umidade do ar aliada a um acúmulo maior de poluentes na atmosfera, por exemplo, pode facilitar o agravamento de alergias como sinusites, asmas, bronquites e rinites nesta época do ano. 

Além disso, as pessoas tendem a ficar mais em ambientes fechados e a diminuir a carga de  exercícios físicos por conta do frio. Essas mudanças de hábito também são prejudiciais e facilitam o aparecimento das doenças respiratórias. Por esses motivos, a Unimed Londrina aborda estes assuntos como tema do Calendário da Saúde do mês de julho.

Como se prevenir?

Apesar de haver causas diferentes para essas doenças, como vírus ou bactérias, existem recomendações gerais de como se proteger e fortalecer o seu sistema imunológico no inverno. 

Algumas são simples como manter os ambientes da sua casa e do trabalho sempre arejados, beber bastante líquido e controlar a umidade relativa do ar acima de 50% sempre que possível. 

É muito importante também ficar atento às campanhas anuais de vacinação contra doenças como a gripe e infecções como a pneumococo, por exemplo, que podem deixar você protegido durante o período. 

Saiba mais sobre a Clínica de Vacinação da Unimed Londrina.  

Algumas outras prevenções que você pode fazer:

- Não frequente locais com aglomerações de pessoas

- Evite se expor ao frio

- Lave frequentemente as mãos e evite levá-las aos olhos, boca e nariz

- Tenha sempre por perto álcool em gel para higienização

- Não compartilhe objetos pessoais

- Tenha uma boa alimentação com dieta variada

- Use máscaras quando precisar sair às ruas

- Visite seu médico caso apresente algum sintoma mais grave 

Descubra como os serviços da Unimed Londrina podem proteger toda a sua família contra as doenças respiratórias no inverno.

Atividade física no inverno

Durante o inverno, o consumo energético costuma aumentar pela necessidade do organismo de produzir calor, sendo uma estação que requer mais do nosso metabolismo. A prática de atividades físicas pode ser aliada para ter uma sensação mais prazerosa durante a estação, além de auxiliar no reforço da imunidade e no combate dos agentes infecciosos, como: resfriados, infecções de garganta e gripe. Contribuindo com o animo, sendo aliada na luta contra a depressão e a ansiedade.

Para quem tem dificuldade em continuar se exercitando, o ideal é manter a prática de atividades por pelo menos três vezes na semana, durante trinta minutos, no mínimo. Isso, além de aumentar o consumo de calorias para quem quer emagrecer, melhora o sono e proporciona qualidade de vida para as atividades rotineiras. Neste inverno, não de espaço ao sedentarismo, #mude1hábito.


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