Loading…
teste

Herpes-zóster: entenda a importância da vacinação contra essa doença

A herpes-zóster, popularmente chamado de cobreiro é uma doença que merece atenção especial e que surpreende pela forma como se manifesta no organismo humano.

Trata-se de uma infecção resultante da reativação do vírus causador da varicela (catapora), comum durante a infância. Após a contaminação, os anticorpos desativam o vírus e seus efeitos danosos. Assim, o vírus passa anos adormecido no corpo, mas pode reaparecer e causar a herpes-zóster durante a vida adulta, principalmente após os 50 anos de idade. Isso porque o enfraquecimento do sistema imunológico facilita a reativação do vírus.

Dessa forma, a vacina é indicada para a prevenção em adultos com 50 anos ou mais,  adultos acima 18 anos com risco aumentado para a doença. O imunizante é produzido com vírus inativado.

Quando o vírus é reativado, ele se desloca por meio das fibras nervosas até a pele, provocando ulcerações dolorosas, formigamento, agulhamento, adormecimento, ardor, coceira local, dor de cabeça e mal-estar.

Caso não seja tratada, a herpes-zóster pode trazer complicações para o organismo, como a neuralgia pós-herpética, em que a dor pode durar de semanas até meses após o aparecimento das lesões. Além disso, quando os nervos faciais são acometidos pela doença, o paciente pode sofrer combinação de paralisia facial periférica e rash no pavilhão auditivo, distorção da face, lesões na ponta e na asa do nariz ou mesmo comprometimento ocular.

O diagnóstico costuma ser clínico, por meio do relato do paciente e da avaliação das lesões, que geralmente acontecem de modo gradual, entre 2 e 4 dias, formando crostas em até 4 semanas até evoluir para a cura.


Você pode se proteger contra a herpes-zóster na Unimed Londrina!

Na Clínica de Vacinas da Unimed Londrina, você encontra a nova vacina contra a herpes-zóster (SHINGRIX), com eficácia de até 97% de eficácia na redução do risco de ocorrência, contra 70% da vacina utilizada hoje para a doença. Além disso, a vacina garante proteção por 10 anos e está liberado para pacientes imunossuprimidos.

O esquema vacinal primário consiste em duas doses com intervalo de 60 dias entre elas, sendo que os pacientes imunossuprimidos poderão fazer a segunda dose com intervalo de 30 dias.

Pessoas entre 18 e 50 anos que queiram tomar a vacina devem apresentar prescrição médica.

Fale com seu médico e proteja sua família. Confira o valor da vacina:


R$ 850,00 – pagamento em até 10x no cartão.


A Clínica de Vacinas Unimed Londrina fica na Rua Souza Naves, nº 999. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h. Há estacionamento gratuito em frente à clínica, na Rua Souza Naves, nº 1.018.

Em Arapongas, o atendimento ocorre todas as sextas-feiras, das 9h às 12h, na Rua Eurilemos, nº 756.

Para mais informações, ligue 3375-5050 (opção 2). Aperte o botão abaixo e garanta a vacina.