Loading…
teste

Maternidade, uma troca profunda para a vida inteira.

Receber a notícia da gravidez é um momento muito importante, e é em meio a essa felicidade da chegada da criança que mães e pais já devem dar início aos cuidados com o bebê. Toda a atenção dedicada antes e após o nascimento é essencial para criar um vínculo entre mãe e filho, uma conexão que se reflete por toda a vida.

Para evitar problemas tanto para a mãe quanto para a criança e garantir que tudo saia como o planejado, é necessário fazer um acompanhamento ao longo de toda a gestação. Esse período de acompanhamento antes do nascimento é chamado de pré-natal. Os exames realizados nessa fase revelam o desenvolvimento do feto e possíveis anormalidades, malformações e doenças que podem surgir, favorecendo o tratamento intrauterino, que proporciona ao recém-nascido uma vida normal.

Além disso, o pré-natal também é responsável por:

- Auxiliar a gestante a tratar as manifestações físicas pelas quais seu corpo passa durante a gravidez;

- Oferecer à família orientações sobre alimentação, hábitos de vida e higiene;

- Passar informações educativas sobre o parto e os cuidados com a criança;

- Identificar doenças que já estavam presentes no organismo, mas evoluindo de maneira silenciosa, como hipertensão arterial, sífilis, doenças do coração e diabetes.

É nessa fase que a gestante tem mais contato com o obstetra, portanto é fundamental aproveitar esses momentos para tirar todas as dúvidas existentes.


Segredos do aleitamento 

Quando a criança nasce, entra outro cuidado imprescindível: a amamentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a principal fonte de nutrientes necessários para o bebê. Por isso, deve ser a forma de alimentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida, podendo seguir como um complemento à dieta até os dois anos de idade ou mais.

O aleitamento garante benefícios para o bebê por toda a vida, fortalecendo seu sistema imunológico e diminuindo o risco do desenvolvimento de alergias, de hipertensão, de colesterol alto e até mesmo de diabetes na idade adulta.

Abaixo, separamos alguns cuidados que devem ser tomados na fase do aleitamento:

- Pegar o bebê no colo de uma forma que todo o seu corpo fique junto da mãe, com cabeça e tronco alinhados;

- Checar se a boca do bebê está bem aberta e com o lábio inferior voltado para fora;

- Não fazer contato direto entre o sabonete e o peito durante o banho, apenas com a espuma, pois o sabonete causa o ressecamento da pele;

- Evitar o uso de cremes e de óleos hidratantes, principalmente no mamilo e na auréola, pois esses produtos podem deixar a pele muito sensível, facilitando o surgimento de rachaduras e de machucados na região.

Como nem todas as crianças têm acesso a esse alimento essencial, seja por conta de situações fisiológicas, sociais e emocionais da mãe ou em casos de adoção, é indispensável incentivar a doação do leite materno. Toda mãe lactante que não faça uso de medicamentos que alteram a composição do leite pode realizar a doação.

Se puder, procure o banco de leite da sua cidade e faça sua doação.


Programas da Unimed Saúde

A Unimed Londrina oferece, por meio do serviço Unimed Saúde, uma série de programas para auxiliar as famílias a passarem pelos desafios da gestação e da criação do bebê.

Uma dessas opções é o Curso para Gestantes, que tem o objetivo de incentivar um pré-natal completo e todos os cuidados necessários para uma gestação tranquila e saudável.

A Unimed Saúde também conta com o Programa de Aleitamento Materno, uma forma de auxiliar as mães individualmente com suas dúvidas sobre ordenha, prática e manejo do aleitamento materno. Conheça mais sobre este serviço assistindo ao vídeo clicando aqui.

Além disso, há, ainda, a Oficina de Atualização para Avós, na qual as futuras mamães podem envolver os avós, trabalhando temas como atualização de cuidados, primeiros socorros e importância do apoio familiar para a mãe.

Para participar, basta ser cliente Unimed Londrina e possuir o opcional obstétrico no plano.

Faça sua inscrição clicando aqui ou ligando para o número (43) 3375-6016.

Podcast 

A gestação de alto risco é um problema que merece cuidados específicos e redobrados. Para falar sobre este tema, a Unimed Londrina preparou um bate papo com o cooperado, ginecologista e obstetra, Dr. Gustavo Vitorino, a enfermeira da Unimed Saúde, Gheisa Lopes, e a cliente da cooperativa, Catia Alves.

Para conferir o episódio do podcast, clique na imagem abaixo.